Serviços de intérprete de linguagem brasileira de sinais, áudio dos textos e comunicação em linguagem acessível

O portal do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul conta com um software que oferece, em tempo real, o áudio de textos em língua portuguesa, bem como a tradução desses textos para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A inteligência artificial chamada de Rybená, promove a inclusão digital e social de pessoas com deficiência auditiva ou visual (total ou parcial), com síndrome de Down, com baixo letramento, idosos e disléxicos, entre outros. 

 

Como funciona

No canto direito inferior da tela do computador estão localizados os ícones de acessibilidade representados por mãos e um rosto de perfil. Ao acessar o programa, o usuário seleciona o texto que deseja ler e opta pela tradução por Libras ou pela leitura mediante voz sintética, apresentada por Rybená, a personagem virtual. A ferramenta Rybená foi desenvolvida de acordo com os padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG).

 

Outras plataformas de divulgação institucional

Além da solução Rybená, que oferece aos surdos, deficientes visuais, pessoas com deficiências intelectuais, disléxicos, e outras pessoas com dificuldade de leitura e de compreensão de textos, a possibilidade do entendimento das páginas web, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul também possui outras plataformas de divulgação institucional, sempre observada a e-acessibilidade, quais sejam:

Plataforma E-acessibilidade
Justiça Eleitoral em Foco Uso de legendas, geradas pela própria TV Assembleia, e de intérprete de libras.
Youtube Uso de legendas e de intérprete de libras, em todas as Sessões de Julgamento, a partir da Sessão Plenária do dia 19.04.2021.
Facebook Uso de legendas, geradas pelo próprio TRE/MS, intérprete de libras, audiodescrição e descrição em texto, com uso das hashtags #ParaCegoVer e #ParaTodosVerem.
Instagram Uso de legendas, geradas pelo próprio TRE/MS, audiodescrição e descrição em texto, com uso das hashtags #ParaCegoVer e #ParaTodosVerem.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul dispõe de serviços de intérpretes de linguagem brasileira de sinais em suas participações públicas, assim como utiliza audiodescrição em todas as campanhas de sua autoria, conforme se observa dos links das redes sociais tabuladas abaixo. Contudo, em relação às campanhas de outros Regionais Eleitorais ou do Tribunal Superior Eleitoral, informamos apenas repostá-las em nossas plataformas digitais sem, contudo, proceder à audiodescrição, por não se tratar de campanha própria.