Adaptação de sistemas às novas regras eleitorais é tema de encontro do GT Contas

Outra novidade para o próximo pleito é o limite de autofinanciamento das campanhas. O candidato só poderá usar recursos próprios até o valor de 10% do limite fixado para o cargo ao qual concorre.

Reunião GT Comunicação

O Grupo de Trabalho responsável pela melhoria dos sistemas de prestação de contas eleitorais (GT Contas) reuniu-se no TSE durante toda a semana passada para adequar os sistemas às normas que vão reger as Eleições Municipais deste ano, com base nas alterações promovidas na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). O grupo também discutiu melhorias nas formas de fiscalizar as contas de campanha.

Alexandre Velloso, coordenador do GT e servidor da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa), enfatizou que os diretórios municipais dos partidos terão uma participação mais efetiva nas eleições deste ano, quando serão eleitos os novos prefeitos e vereadores. No entanto, todos os outros diretórios (estaduais e nacionais) também são obrigados a prestar contas à Justiça Eleitoral.

Alterações

Entre as alterações na legislação e a necessidade de ajustar os sistemas às novidades sobre prestação de contas, Alexandre destacou que as despesas com contabilidade e com advogados não entram mais no limite de gastos de campanha que deve ser informado à Justiça Eleitoral.

Além disso, segundo ele, a legislação passou a prever vedação expressa de transferência de Fundo Partidário para partidos que não pertençam à mesma coligação e para candidatos que não pertencem ao partido ou à mesma coligação.

Outra novidade para o próximo pleito é o limite de autofinanciamento das campanhas. O candidato só poderá usar recursos próprios até o valor de 10% do limite fixado para o cargo ao qual concorre.

Impulsionamento

Sobre propaganda na internet, a legislação traz nova regra para impulsionamento de conteúdo de candidatos. Nas eleições deste ano, a diferença entre o valor do contrato e o efetivamente usado terá de ser registrada como sobra de campanha, devendo ser devolvida ao partido.

 

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-MS utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.