Servidoras do TRE-MS participam como palestrantes em Workshop de Auditoria Financeira
A participação reafirma o compromisso do tribunal com a inovação e a excelência em suas práticas de auditoria interna.

A Auditoria Interna do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) teve participação de destaque no "Workshop de Auditoria Financeira na Justiça Eleitoral", realizado no dia 2 de outubro de 2025. A convite da Secretaria de Auditoria Interna do TSE, as servidoras Alessandra Falcão Gutierres de Souza e Selma Naara Schinello Nonnenmacher representaram o tribunal, apresentando três painéis sobre temas estratégicos para auditores de toda a Justiça Eleitoral.
O evento, que ocorreu das 9h às 18h, foi aberto pelo Secretário de Auditoria Interna do TSE, Carlos Ramon da Silva Santos e pela Coordenadora de Auditoria, Érika de Oliveira dos Santos Scozziero, que alinharam os objetivos do workshop. A programação seguiu com uma série de apresentações focadas no aprimoramento das práticas de auditoria no âmbito da Justiça Eleitoral.
Alessandra Falcão apresentou o painel "Boa prática na comunicação dos achados", destacando a comunicação tempestiva como uma ferramenta estratégica, compartilhando experiências do TRE-MS sobre como a antecipação da comunicação de constatações na auditoria financeira resultou em maior efetividade, colaboração e melhoria na qualidade das demonstrações contábeis, agregando valor e melhorando o relacionamento entre as equipes de auditoria e as áreas auditadas.
A servidora Selma Naara esteve à frente de dois painéis: o primeiro com o tema "Conformidade contábil", com a abordagem de como a análise da conformidade contábil fortalece a transparência, a fidedignidade das informações e contribui para decisões mais seguras na gestão pública. No segundo painel, "IA para AI", foram apresentados exemplos práticos de prompts que auxiliam em todas as etapas do processo de auditoria, demonstrando como o TRE-MS tem explorado o uso da Inteligência Artificial na Auditoria Interna.
O workshop contou ainda com painéis do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais de São Paulo (TRE-SP) e do Pará (TRE-PA), que trataram de temas como mapeamento de processos, ferramentas de auditoria e testes automatizados.
A participação qualificada das servidoras do TRE-MS reafirma o compromisso do tribunal com a inovação e a excelência em suas práticas de auditoria interna.