Gestão de Riscos
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul atua ao longo dos anos com o propósito de entregar aos cidadãos, colaboradores e toda a sociedade a melhor prestação jurisdicional e administrativa possível, a fim de agregar valor e aumentar a eficiência, eficácia e efetividade de sua atuação.
Para tanto, a governança institucional do TRE-MS também inclui no seu escopo de atuação a gestão de riscos operacionais, dos controles internos administrativos e de processos essenciais para que tais processos funcionem de acordo com o planejado.
A Política de gestão de riscos do TRE-MS está regulamentada pela Resolução TRE/MS nº 657/2019 e constitui um importante mecanismo ao passo que auxilia na tomada de decisões pelos gestores, tornando-as mais precisas e eficazes.
De acordo com a Declaração dos limites de exposição aos risco do TRE-MS, disponível na 2ª edição do MGR, o Tribunal está disposto a assumir riscos de níveis baixo ou médio, desde que consiga suportar os seus impactos e não comprometam integral ou significativamente o alcance dos objetivos organizacionais, de processo ou projeto específico. Para que esse requisito seja cumprido, a resposta ao risco ficará a cargo do gestor responsável pelo gerenciamento do risco em questão.
____________________________________________________________________________________________________
ESTRUTURA DE GESTÃO RISCOS DO TRE-MS - AS 3 LINHAS DE DEFESA
___________________________________________________________________________________________________
INSTRUMENTOS DE GESTÃO RISCOS DO TRE-MS
Política de Gestão de Riscos - Resolução TRE/MS nº 657/2019
Manual de Gestão de Riscos - 1ª Edição| PDF | Portaria Presidência n.º 217/2019
Manual de Gestão de Riscos - 2ª Edição 2024 | PDF | Portaria Presidência n.º 228/2024