TRE-MS apoia a Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase

Em alusão à iniciativa, a fachada do Tribunal será iluminada na cor roxa até o dia 31 de janeiro, mês da conscientização sobre a prevenção à hanseníase

Imagem alusiva à Campanha Janeiro Roxo com post retangular metade em roxo (parte superior) e met...

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces da hanseníase, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) aderiu à Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em alusão à iniciativa, a fachada do Tribunal ficará iluminada na cor roxa até o dia 31 de janeiro, mês da conscientização sobre a prevenção à hanseníase.

No Brasil, cerca de 30 mil novos casos da doença são detectados todos os anos. É um dado alarmante, cujo enfrentamento depende, de um lado, do aperfeiçoamento e implementação plena de políticas públicas. A doença é mais frequente nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, que respondem por quase 85% dos casos do país. O Brasil concentra mais de 90% dos casos da América Latina. Os dados são da SBD.

A doença

A hanseníase tem como sintomas o aparecimento de manchas brancas ou avermelhadas pelo corpo, sensação de dormência e falta de sensibilidade para sentir calor ou frio. A doença tem cura, mas ainda é estigmatizada e negligenciada por muitos brasileiros.

O tratamento é gratuito no país e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes podem se tratar em casa, com supervisão periódica nas unidades básicas de saúde. Apesar de ser uma doença infecciosa que pode levar a incapacidades físicas, o tratamento precoce promove a cura.

Mais informações podem ser encontradas no site www.sbd.org.br/janeiroroxo/.

#PraCegoVer: Imagem alusiva à Campanha Janeiro Roxo com post retangular metade em roxo (parte superior) e metade branco (parte inferior). Na parte superior, um laço sobreposto com as pontas caindo na parte inferior. Ao centro consta uma parte branca com a inscrição: JANEIRO ROXO MÊS DE COSNIENTIZAÇÃO E COMBATE À HANSENÍASE em caixa alta.

icone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido