Mulheres negras nos espaços de poder é tema de encontro no TRE-MS

O evento foi idealizado pela Comissão Feminina do TRE-MS, que em datas anteriores promoveu projetos que abordaram nome social, igualdade racial e violência contra a mulher

O evento foi idealizado pela Comissão Feminina do TRE-MS, que em datas anteriores promoveu proje...

Discutir o papel de cada indivíduo na sociedade, no que diz respeito à defesa de seus direitos e deveres, é uma forma de promover a democracia e a pluralidade de vozes nos espaços de tomada de decisões. Pensando nisso, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), a fim de ampliar e fortalecer a presença de grupos minoritariamente representados, como as mulheres negras, promoveu, na tarde desta quinta-feira (11), o evento “Diálogos Sobre a Participação da Mulher Negra nos Espaços de Poder".

O encontro contou com a palestra da codiretora do Instituto Alziras, Roberta Eugênio, que abordou a temática “a participação da mulher negra na política”, contextualizando a construção do gênero, desigualdades entre homens e mulheres e o preconceito na sociedade. A mesa foi mediada pela Jornalista e Assessora de Comunicação Social do Conselho da Justiça Federal (CJF), Ana Cristina Machado Rosa, que contou, também com a participação da Dra. Jaceguara Dantas, Procuradora de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, que falou sobre a violência contra a mulher negra.

Já na abertura do evento, o Presidente do TRE-MS, Desembargador Paschoal Carmello Leandro, destacou que “a Justiça Eleitoral segue firme no propósito de dar tratamento equânime a todas as pessoas, independentemente de raça, credo ou gênero, em âmbito institucional, familiar e político, com absoluto repúdio a qualquer prática discriminatória, racista, misógina ou preconceituosa que porventura ainda persista em se manifestar, a despeito dos nossos esforços em promover a educação e o respeito. ”

Roberta Eugênio, por sua vez, defendeu que “é preciso que todas as instituições do sistema político eleitoral se comprometam em mudar o cenário atual, e ações como essa precisam inspirar outras a se tornarem cada vez mais sólidas”. Ainda segundo a codiretora, as discussões vêm ganhando cada vez mais espaço, porém de modo tímido. “O fato desse tema ganhar espaço no TRE, em outras instituições, e até mesmo na sociedade, é por si um sinal de avanço. ”

O evento foi idealizado pela Comissão de Participação e Valorização Feminina do TRE-MS, que em datas anteriores promoveu, também, projetos alusivos ao tema, os quais abordaram nome social, igualdade racial e violência contra a mulher.

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-MS utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.