CNJ aprova nova Política de Comunicação do Judiciário

Norma substitui resolução de 2009 e prioriza transparência, combate a fake news e linguagem simples

TRE-PE -fachada-cnj-romuloserpa
#ParaTodoMundoVer: foto da fachada do prédio do CNJ em um dia ensolarado, cuja luz reflete nas janelas de todo o prédio, em destaque flores no pátio do prédio, ao fundo céu azul.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou por unanimidade, na última terça-feira (16), durante a 12ª Sessão Ordinária, a nova Política de Comunicação Social do Poder Judiciário. A resolução substitui a norma em vigor desde 2009, considerada defasada diante das atuais demandas de transparência e diálogo com a sociedade.

A relatora do processo, conselheira Daiane Lira, destacou que a antiga regra não contemplava temas como combate às fake news, linguagem simples e valorização de uma comunicação mais próxima do cidadão. “O CNJ precisa caminhar no sentido de modernização e fortalecimento dessa política”, afirmou.

O presidente do CNJ e do STF, ministro Luís Roberto Barroso, ressaltou a importância de a Justiça comunicar suas ações com clareza. Segundo ele, o Judiciário deve “ter as janelas abertas para o mundo, interpretar juridicamente o sentimento social, sem se pautar apenas pela opinião pública”.

Entre os pontos da nova política estão a necessidade de fortalecimento das equipes de comunicação dos tribunais, com estrutura adequada e uso de recursos modernos, além da atuação integrada pelo Sistema de Comunicação do Poder Judiciário (SicJus).

Contribuição da Justiça do Trabalho

A elaboração da nova política do Poder Judiciário contou com o apoio do Comitê Nacional de Comunicação Social da Justiça do Trabalho, que promoveu um estudo de reestruturação das unidades no Judiciário trabalhista em 2023. O documento foi compartilhado com o CNJ.

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-MS utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.