Solenidade de abertura marca início do 88º COPTREL

Evento reuniu autoridades do Judiciário eleitoral, representantes do governo estadual e convidados para o início oficial das atividades do encontro

O evento reuniu autoridades do Judiciário eleitoral, representantes do governo estadual e convid...

A noite desta quinta-feira (5) foi marcada pela solenidade de abertura do 88º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), realizada em Bonito/MS. O evento reuniu autoridades do Judiciário eleitoral, representantes do governo estadual e convidados para o início oficial das atividades do encontro, que acontece nesta sexta-feira (6).

A cerimônia contou com a presença do presidente do COPTREL e do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, que destacou a importância do diálogo entre os tribunais regionais para o fortalecimento da Justiça Eleitoral e o enfrentamento dos desafios do processo democrático no país.

Também participou da solenidade o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargador Carlos Eduardo Contar, anfitrião do encontro. Em seu discurso, o magistrado deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do encontro de presidentes. “Em tempos de tantas transformações sociais e tecnológicas, cabe a nós, dirigentes da Justiça Eleitoral, manter a integridade, a transparência e a credibilidade do processo eleitoral, garantindo ao eleitor brasileiro a confiança no sistema que o representa.”

Representando o governador de Mato Grosso do Sul, o secretário estadual de Meio Ambiente Jaime Elias Verruck, proferiu palestra sobre a atuação do governo estadual em temas ligados à cidadania, inovação e governança. A fala do representante do Executivo abordou iniciativas que impactam diretamente na prestação de serviços públicos e na promoção da inclusão social no estado.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Dorival Renato Pavan, também esteve presente e fez uso da palavra. Em sua fala, enfatizou o papel institucional da Justiça Eleitoral na preservação do Estado Democrático de Direito e destacou a parceria entre os poderes em prol da sociedade.

Reuniões de assessores de comunicação e diretores-gerais são encerradas

Mais cedo chegaram ao fim as reuniões preparatórias que antecedem o COPTREL. Os encontros reuniram assessores de comunicação e diretores-gerais dos TREs, que debateram temas estratégicos para a gestão, o planejamento institucional e o fortalecimento da comunicação da Justiça Eleitoral.

Durante as reuniões, foram compartilhadas boas práticas, experiências regionais e propostas conjuntas voltadas à modernização dos serviços, ao aprimoramento da transparência e ao enfrentamento da desinformação.

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido