Conheça as datas do mês de abril que reforçam os direitos de inclusão
Datas especiais são um convite à reflexão e à construção de uma sociedade mais acessível, respeitosa e inclusiva

O mês de abril é marcado por datas que visam promover à sensibilização e promoção da inclusão de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Datas como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), o Dia Nacional do Braile (8 de abril) e o Dia Nacional da Libras (Língua Brasileira de Sinais) [24 de abril] são um convite à reflexão e à construção de uma sociedade mais acessível, respeitosa e inclusiva.
2 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo tem como objetivo aumentar a compreensão pública sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão social.
8 de abril – Dia Nacional do Braile
O Dia Nacional do Braile homenageia a data de nascimento de José Álvares de Azevedo, pioneiro na difusão do sistema Braile no Brasil. O método, criado por Louis Braille, é essencial para garantir o acesso à leitura, à escrita e à educação das pessoas com deficiência visual, sendo um símbolo fundamental da autonomia e da inclusão.
24 de abril – Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)
A Libras é reconhecida oficialmente no Brasil desde 2002 como meio legal de comunicação e expressão. O Dia Nacional da Libras celebra essa importante ferramenta de acessibilidade e luta pelo respeito aos direitos da comunidade surda, incentivando o aprendizado e o uso da língua em escolas, instituições públicas e privadas.