TRE-MS celebra o Dia da Mulher com palestra e roda de conversa

Evento discutiu sobre a participação da mulher na política e nos espaços de poder

Evento discutiu sobre a participação da mulher na política e nos espaços de poder

Na última sexta-feira (8), foi comemorado o Dia Internacional da Mulher e o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) celebrou a data com um TED-alike (palestra de caráter objetivo e relevante) e uma roda de conversa em parceria com o projeto Quero Você Eleita (as fotos podem ser acessadas pela conta do TRE-MS no Flickr).

No início do evento, a convidada para ministrar o TED-alike, Dra. Gabriela Rollemberg, apresentou, de forma objetiva, ideias inovadoras sobre a importância do voto, a presença feminina nos espaços de poder e as desigualdades de gênero, em especial, no âmbito político.

 Na sequência, o presidente do TRE-MS, Des. Paschoal Carmello Leandro, discursou a respeito do trabalho feminino e a história de luta pelo sufrágio e direitos concebidos às mulheres ao longo dos tempos. “É um tema que o TRE-MS já vem há muito tempo trabalhando. Hoje é a mulher que tem que decidir se ela quer ou não participar do princípio democrático brasileiro”, afirmou o magistrado.

Durante o evento, a cantora Carina Marques, convidada especial, apresentou em seu repertório músicas que permitiram a interação entre o público e as participantes com os temas abordados, dinâmica que se estendeu até o fim dos diálogos.

“Nós estamos reafirmando o compromisso do TRE e do próprio TSE com as pautas femininas, com a importância da divulgação, da reflexão, do conhecimento, dessa participação feminina na política e em todos os seus aspectos”, afirma a diretora da EJE-MS, Dra. Sandra Artioli.

A diretora-adjunta da EJE-MS, Silmara Amarilla, por sua vez, destacou “que o evento é muito importante para celebrar as conquistas que nós, mulheres, já tivemos ao longo dos anos. Nossos direitos foram e são conquistados arduamente até os dias de hoje. Celebramos, também, todas as mulheres que nos antecederam e foram tão importantes nessa caminhada é de suma relevância”.

Gabriela Rollemberg enfatizou que trazer isso para o TRE-MS, em um ano de eleição municipal, é muito importante. “Com a proximidade do prazo de filiação, é fundamental promover esse encontro de saberes e de pessoas que estão interessadas com a pauta”.

Estiveram presentes durante o encontro a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes; a superintendente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste); Rose Modesto, a vice-presidente da OAB-MS, Camila Bastos; a diretora da EJE-MS (Escola Jurídica Eleitoral de Mato Grosso do Sul), Sandra Artioli; e a presidente da ABMCJ (Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica), Raquel Magrini.

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido