TRE-MS adere ao Março Azul

Campanha de prevenção ao câncer de intestino acontece durante o mês de março

Campanha de prevenção ao câncer de intestino acontece durante o mês de março

As Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP) realizam, no mês de março, a campanha Março Azul. Tem por objetivo alertar a população sobre os riscos do câncer de intestino, sobre a importância do diagnóstico dos tratamento precoces, além de  informar as formas de prevenção e os cuidados à população.

“Médico & Paciente - Parceria que Salva! Vamos juntos evitar o câncer de intestino” é a mensagem central da campanha do Março Laranja de 2024. O câncer de intestino é também conhecido como câncer colorretal e engloba os tumores na região do cólon e reto, no intestino grosso.

A doença possui diversos fatores de risco, como por exemplo: o fumo, o consumo de alimentos gordurosos, o sedentarismo, o consumo de bebidas alcoólicas, ter idade superior a 50 anos e o histórico de câncer de intestino na família são alguns deles. Os sintomas são:  perda de peso inexplicável, diarreia ou prisão de ventre, sangue ao evacuar, cólicas, vômitos e as dores na região anal e sensação de intestino cheio.

Caso apresente alguns desses sintomas, é necessário a consulta a um especialista para que seja feito exames complementares para um diagnóstico preciso sobre a condição do paciente. O diagnóstico precoce oferece até 90% de chance de cura do câncer de intestino.

Uma rotina de exercícios físicos e a boa alimentação, alinhados a visitas regulares ao médico são as melhores formas de se prevenir o câncer colorretal.

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido