TRE-MS retoma atendimento com coleta biométrica em todo o estado
A biometria dá maior segurança à identificação do eleitor no momento da votação
A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul retomou, nesta segunda-feira (19), o atendimento com coleta de dados biométricos em todas as zonas eleitorais do estado. O cadastramento, que havia sido suspenso em 2020 devido à pandemia de Covid-19, estava sendo retomado gradualmente pelo TRE-MS desde abril de 2023.
Definida pela Direção-Geral (DG) e pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-MS), a estratégia de retorno contou com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e envolveu várias ações da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE-MS, que procedeu à atualização e teste de softwares, preparação e troca de equipamentos, e também ao treinamento dos servidores dos cartórios eleitorais.
Com isso, os eleitores que ainda não realizaram o procedimento podem fazê-lo de modo presencial ou virtual, sendo, nesse último caso, necessário o posterior comparecimento ao cartório eleitoral/posto de atendimento para a referida coleta. O cadastramento biométrico consiste em coletar as digitais de todos os dedos das mãos, uma assinatura e fazer um registro fotográfico do eleitor.
#ParaTodosVerem: Foto com as mãos de duas pessoas, retratando a coleta de biometria, uma das mãos segura o dedo indicador da outra pessoa e coloca sobre o sensor para coleta da impressão digital. Ao fundo a camisa xadrez de uma pessoa com um crachá e um óculos pendurado.