Juiz da 46ª Zona Eleitoral se reúne com candidatos de Sete Quedas e Paranhos

Juiz eleitoral de Sete Quedas e Paranhos(MS) com candidatos à eleição de 2012.

O juiz da 46ª Zona Eleitoral, Maurício Miglioranzi Santos, se reuniu na última sexta-feira (13) com candidatos dos municípios de Sete Quedas e Paranhos, com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas e discutir assuntos como registro de candidaturas e normas eleitorais. Na ocasião, estiveram presentes 86 candidatos.

A respeito de normas eleitorais, o juiz ressaltou atos praticados em território estrangeiro. Segundo o magistrado, temas como "abuso de poder político ou abuso de poder econômico" (previstos no art. 22 da LC 64/90) não encontram limitação de aplicação ao espaço territorial nacional. Durante a reunião, foi citada a facilidade de fiscalizar tais atos, principalmente com o apoio dos candidatos e da sociedade em geral. 

A aplicabilidade das normas penais eleitorais também foi outro tema salientado pelo juiz. Ele afirma que tais crimes eleitorais constituem crimes contra o Estado Democrático de Direito. Por conta do caráter federal das normas, constituem, ainda, crimes contra a própria União, conforme o artigo 7º, inciso I, alínea “b”, do Código Penal (extraterritorialidade incondicionada). Desta forma, o juiz ressaltou a vedação da participação de estrangeiros ou brasileiros que não se encontram no gozo de seus direitos políticos no processo político-eleitoral, bem como propaganda eleitoral em língua estrangeira. 

Apesar dos municípios de Sete Quedas e Paranhos serem localizados em regiões de fronteira, o juiz afirma que o processo eleitoral deve ocorrer de forma tranquila. Ele lembrou que eventuais impugnações ou representações por propaganda irregular contam com a Justiça para solução. "Por ocasião do diálogo com os candidatos, todas essas questões ficaram bastante claras. A Justiça Eleitoral não pode admitir uma eleição viciada, estando aqueles que se aventurarem na prática de ilícitos conscientes das sanções a que se encontram submetidos", concluiu.

Registro de Candidaturas e Impugnações 

O número de pedidos de registro de candidaturas superou as expectativas nas duas cidades. Em Paranhos, o número chegou a 56. Já em Sete Quedas, foram registrados 67 candidatos. 

Do total de candidatos dos dois municípios, cerca de 10% tiveram seus registros impugnados. Os principais motivos para as impugnações vão desde a falta de comprovação de afastamento de exercentes de cargos públicos até a aplicação da lei da ficha limpa em decorrência de prestações de contas rejeitadas.

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-MS utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.