Novo Presidente do TSE se reúne com Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais.

O presidente do TRE-MS, desembargador João Maria Lós, participou da videoconferência.

Videoconferencia.PREMS

O novo Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso reuniu-se nesta segunda-feira (1º), por videoconferência, com os presidentes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país. A reunião foi uma oportunidade para que o ministro apresentasse aos desembargadores a sua equipe e os pontos importantes de sua gestão, além de abordar assuntos relativos à organização das Eleições Municipais de 2020. O presidente do TRE-MS, desembargador João Maria Lós, participou da reunião.

Entre vários assuntos, foi tratada a possibilidade de adiamento das eleições municipais desse ano. Considerando as medidas impostas pelas autoridades sanitárias para combater a pandemia e a evolução da curva de contágio no país, Luís Roberto Barroso afirmou que é possível que as eleições precisem ser adiadas para novembro e dezembro. Segundo ele, o Congresso Nacional já está estudando a hipótese de que o primeiro turno da votação para prefeitos e vereadores ocorra no dia 15 de novembro e, o segundo, no dia 6 de dezembro.

Em relação à segurança sanitária, o ministro afirmou que fazer com que as eleições não se constituam em risco para a saúde dos eleitores e dos colaboradores da Justiça Eleitoral tem sido uma grande preocupação do TSE. Essa questão, completou Barroso, voltará a ser tratada com mais detalhes no futuro, mas adiantou que o Tribunal buscará a colaboração da iniciativa privada para a doação de itens de segurança que possam garantir, sem mais custos para os cofres públicos, eleições sem riscos para todos.

Também para minimizar o contato físico e a possibilidade de transmissão do novo coronavírus, o presidente do TSE informou que, provavelmente, a identificação dos eleitores por meio da biometria será dispensada nas eleições deste ano. 

Ao final, afirmando estar confiante no sucesso da condução das eleições deste ano mesmo em face do contexto extraordinário imposto pela pandemia de Covid-19, o novo Presidente apresentou as campanhas de sua gestão para os próximos dois anos, entre elas o voto consciente, a participação do jovem e da mulher na política, e ainda o combate à desinformação. 

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido