TRE-MS aprova Resolução que disciplina processo de aplicação de penalidades administrativas

A Resolução disciplina o processo de apuração de responsabilidade e aplicação de penalidade a pessoa física ou jurídica decorrente de descumprimento de regras licitatórias e obrigações contratuais

Fachada TRE-MS

A Resolução nº 665 , do TRE-MS, que entrou em vigor nesta segunda-feira, 14, institui o rito dos procedimentos de apuração de responsabilidade e aplicação de penalidades administrativas previstas nas Leis nº 8.666/93 e nº 10.520/2002, no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).

As penalidades administrativas da Resolução poderão ser aplicadas a empresas e pessoas físicas pela prática de condutas ilícitas, durante o processo de licitação e descumprimento de cláusulas contratuais.

O normativo tem por objetivo disciplinar o trâmite e o modo de aplicação de penalidade, aprimorando a gestão institucional, proporcionando um ambiente de maior isonomia no tratamento das empresas que se relacionam com este órgão.

São sanções administrativas: advertência, multa, suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração por até 2 anos, declaração de inidoneidade e impedimento de licitar e contratar com a União e descredenciamento do SICAF por até 5 (cinco) anos.

Dentre as penalidades já aplicadas pelo TRE-MS podemos destacar as 90 multas, que somadas, equivalem a R$ 457.263,24. Nove advertências foram aplicadas; 25 Impedimentos de Licitar e Contratar com a União - Art. 7º da Lei 10.520/2002 e duas Suspensões Temporárias de participação em licitação e impedimento de contratar com o TRE-MS – Art. 87, III, da Lei nº 8.666/93.

A relação atualizada das empresas sancionadas está disponível para consulta no endereço http://www.tre-ms.jus.br/transparencia/Contratos/Contratacoes .

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-MS utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.