Servidores do TRE-MS participam da palestra “Mulheres e o Poder Judiciário”

“Somente com a mudança cultural, com o destemor das mulheres, que elas passarão a ocupar os cargos de forma igual ao dos homens”, destaca o diretor-geral do TRE-MS

“Somente com a mudança cultural, com o destemor das mulheres, que elas passarão a ocupar os carg...

O plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) recebeu na tarde desta quinta-feira (08) a palestra “Mulheres e Poder Judiciário: Reflexões sobre o Princípio da Igualdade”, ministrado pela juíza eleitoral de Rio Brilhante (11ª ZE), Mariana Rezende Ferreira Yoshida.

Para abrir o evento, o diretor-geral do TRE-MS, Hardy Waldschmidt, lembrou da importância em se ter um conhecimento maior sobre a igualdade de gênero, comentando que “cerca de 52% do eleitorado é composto por mulheres, o que mostra uma questão cultural, uma barreira que precisa avançar e superar, e de forma que mais mulheres estejam a frente dos cargos públicos, seja eletivos, nas Assembleias Legislativas, casas de leis, como também no Poder Executivo, e também no Judiciário”.

Por sua vez, a palestrante destacou a relevância da Res. CNJ nº 255/2018, que instituiu a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário. Segundo Dra. Mariana, “existe ainda uma diferença muito grande em que o previsto na lei e a realidade dos fatos. O poder judiciário tem um déficit na paridade de gênero com relação a magistratura”.

Segundo o último levantamento do CNJ, no Poder Judiciário em média 30% são magistradas. O órgão trabalha no sentido para que as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, sejam idealizadas como metas a serem inseridas no Poder Judiciário brasileiro.

“O caminho a ser percorrido é de conscientização das pessoas, homens e mulheres, sobre a existência desse problema, sendo a mudança cultural como principal ponto. E paralelamente a isso, o poder público se organizar ao deflagrar ações para levarem a esse resultado”, destaca a juíza.

A palestrante

Dra. Mariana Rezende Ferreira Yoshida é juíza de direito do tribunal de justiça de Mato Grosso do Sul desde 2011, atuando como juíza eleitoral da 11ª Zona Eleitoral em Rio Brilhante e aluna especial do programa de pós-graduação em Fronteiras e Direitos Humanos da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

 

Por Alexander Vieira

Assessoria de Comunicação

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-MS utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.