Lançamento do projeto “TRE na Escola-Cidadã” abre inscrições para Concurso de Redação

Lançamento do projeto “TRE na Escola-Cidadã” abre inscrições para Concurso de Redação

Lançamento do projeto “TRE na Escola-Cidadã” abre inscrições para Concurso de Redação

Na manhã desta segunda-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) em parceria com o Governo do Estado, lançou a terceira edição do projeto educativo “TRE na Escola Cidadã”, que neste ano traz “Participação Política: Direito e Dever do Cidadão” como tema do Concurso de Redação.

A solenidade aconteceu no auditório da Escola E. Lúcia Martins Coelho e foi prestigiada por diversos diretores, coordenadores e professores de escolas da Capital, além de alunos e várias autoridades.

Na oportunidade, o Diretor da EJE (Escola Judiciária Eleitoral), Dr. Daniel Castro Gomes destacou a importância da participação dos jovens no processo eleitoral, especialmente no momento delicado pelo qual atravessa o nosso país.

A Secretária de Estado de Educação, professora Maria Cecília Amêndola da Motta, considerou que “O tema da redação é um assunto propício para o momento em que estamos vivendo. O mais importante não é escrever, mas sim debater este tema, pois este é o momento de discutir a política que rege os nossos deveres e direitos como cidadãos”.

Ao final, a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, Presidente do TRE-MS agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “Esperamos que a parceria entre o TRE e o Governo do Estado de MS continue a produzir os bons frutos de sempre, incentivando nossos jovens à cidadania consciente e responsável, pois só a participação cidadã é capaz de mudar o mundo”, destacou a desembargadora.

Na ocasião foi assinado o Termo de Convênio, que firma a parceria entre o TRE-MS e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação.

O projeto

Voltado aos estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino, o projeto tem como objetivo divulgar aos jovens o processo eleitoral, despertando a importância do voto ético e consciente, proporcionando-lhes o conhecimento de seus direitos e deveres no exercício da cidadania.

Durante o projeto, será realizado um concurso de redação entre os estudantes e palestras nas escolas e faculdades, com treinamento nas urnas eletrônicas. Nesta edição, o concurso de redação terá como tema “Participação Política: Direito e Dever do Cidadão”. As inscrições dos estudantes serão realizadas pelos responsáveis das próprias escolas, no site do TRE-MS (www.tre-ms.jus.br), no período de 8 de junho a 7 de julho.

As cinco melhores redações, assim como a escola cujo aluno for o primeiro colocado, serão premiados.

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido