Eleições 2020: TSE realiza coalizão com agências para checagem de informações

Programa de Enfrentamento à Desinformação estabelece uma rede nacional de verificação de informações relativas ao processo eleitoral.

Fato ou Boato.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou parceria com nove serviços de checagem de informações no último dia 1º de outubro com objetivo principal de enfrentamento das fake news. Nove das principais agências de checagem do Brasil integram essa força-tarefa em favor da circulação de conteúdos verificados.

Entre elas o Checamos, da AFP, para reagir à ação de "milícias digitais" nas eleições. As notícias submetidas a verificação estão sendo publicadas no portal "Fato ou Boato", do TSE. Além da AFP, participam do projeto Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere, as quais promovem debates e esclarecimentos fundamentais à tomada de decisão do eleitor.

Programa de Enfrentamento à Desinformação

A página Fato ou Boato fomenta a circulação de conteúdos verídicos e estimula a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos. Essa iniciativa integra o Programa de Enfrentamento à Desinformação nas Eleições 2020, que atualmente mobiliza mais de 50 instituições, entre partidos políticos e entidades públicas e privadas, para enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação relacionada à democracia.

Desde setembro, a página Fato ou Boato é a plataforma do projeto Coalizão para Checagem – Eleições 2020, do TSE, e estabelece uma rede nacional de verificação de informações relativas ao processo eleitoral.

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido