Presidente do TRE-MS conduz os trabalhos do 89º Encontro do COPTREL
Desembargador Carlos Eduardo Contar lidera as debates entre os presidentes dos TREs

Após as reuniões preparatórias de diretores-gerais e assessores de comunicação, o 89º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL) seguiu com a reunião presidencial, conduzida pelo presidente do TRE-MS e do COPTREL, desembargador Carlos Eduardo Contar, em Pirenópolis (GO).
O magistrado presidiu os trabalhos que reuniram os dirigentes dos TREs do país para debater temas estratégicos voltados à modernização administrativa, à inovação tecnológica e à comunicação institucional.
Durante o encontro, também foram apresentadas boas práticas e experiências regionais que têm contribuído para o aumento da eficiência, da transparência e da aproximação com o eleitor.
Na abertura da reunião, o desembargador Carlos Eduardo Contar destacou a importância do diálogo e da integração entre os tribunais regionais eleitorais: “O COPTREL é o espaço onde consolidamos o diálogo entre os tribunais regionais eleitorais e reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a segurança e a eficiência do processo eleitoral brasileiro.”
O evento
A programação da manhã desta sexta-feira (10) contou com as palestras “A criação da Justiça Eleitoral no contexto do autoritarismo”, ministrada pelo promotor de Justiça Jales Coelho, e “Tudo o que gostaria de saber sobre inteligência artificial e ninguém te contou”, apresentada pelo professor Celso Camilo.
Durante a tarde, os presidentes dos TREs seguiram com as debates sobre democracia, inovação tecnológica, combate à desinformação e apresentação de projetos inovadores desenvolvidos pelos Regionais. O encontro será encerrado com a leitura e assinatura da Carta de Pirenópolis, documento que consolida as deliberações e compromissos firmados pelo colegiado.
O presidente do TRE-MS, desembargador Carlos Eduardo Contar, ressaltou que o COPTREL reafirma sua missão de promover o diálogo permanente e a cooperação entre os tribunais eleitorais, fortalecendo a atuação da Justiça Eleitoral em todo o país.