Conheça a campanha contra desinformação desenvolvida pelo TRE-SC

O Tribunal disponibilizou uma série de conteúdos voltados para a consumo responsável de informações

O Tribunal disponibilizou uma série de conteúdos voltados para a consumo responsável de informações

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC)  lançou a campanha “Desinformação é coisa do passado”, uma iniciativa do Regional a partir do Comitê Gestor do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação. A campanha tem como objetivo contextualizar, capacitar e informar, com ações planejadas, até as Eleições de 2026. 

“Um dos temas centrais do debate eleitoral de hoje em dia é a desinformação, fenômeno que não é novo, mas que tem ganhado maior dimensão com as chamadas fake news, notícias falsas que podem ser difundidas rapidamente, não raro de forma orquestrada, sobretudo pelas redes sociais, que hoje fazem parte da vida de quase todo mundo”, disse Márcio Schiefler Fontes, presidente do Comitê Gestor de Enfrentamento à Desinformação do TRE e juiz substituto do Pleno do Regional.

Três eixos

Os três eixos da campanha “Desinformação é coisa do passado” estão centrados em: contextualizar, capacitar e informar. “A desinformação não é um problema exclusivo da Justiça Eleitoral. Muito pelo contrário, ela decorre do mundo cotidiano. E todas as pessoas na sociedade enfrentam, de algum modo, a desinformação. Nós somos apenas mais um. Contudo, na nossa função, é muito importante capacitar e informar para que esses efeitos não sejam deletérios ao próprio processo eleitoral”, afirmou Denise Schlickmann, coordenadora do Grupo de Apoio Técnico ao Comitê Gestor de Enfrentamento à Desinformação.  

Assim, a campanha “Desinformação é coisa do passado” está estruturada em três fases. Na primeira, já a partir do lançamento da iniciativa, foram publicados vídeos e posts em redes sociais, além do hotsite com materiais específicos para o enfrentamento da desinformação eleitoral, como notícias, spots de rádio, trilha de conhecimento e o guia “O que é Desinformação e como enfrentá-la: um guia da Justiça Eleitoral de Santa Catarina”. Além disso, três filmetes sobre desinformação foram apresentados durante o evento e estão disponíveis no hotsite

A segunda parte da campanha tem ênfase na capacitação, com apresentação de ferramentas e técnicas de verificação de fatos. Para isso, uma série de vídeos educativos serão publicados no canal oficial do TRE-SC no YouTube, em março de 2026. 

Por fim, a terceira fase é destinada ao enfrentamento da desinformação eleitoral, assim como o reforço de informações verdadeiras sobre o processo eleitoral, a divulgação de canais de denúncia e a expansão da campanha para rádio e televisão.

Fonte: TSE, com informações da Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido