TRE-MS destaca a importância do Dia da Memória do Poder Judiciário
Como parte da celebração, o TRE-MS produziu um vídeo institucional destacando a relevância da memória para o Judiciário

No 10 de maio é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário, data instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para valorizar a história, a cultura institucional e a preservação do patrimônio documental das cortes brasileiras. No âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), a data reforça o papel do Centro de Memória na manutenção e divulgação da trajetória da Justiça Eleitoral no estado.
Como parte da celebração, o TRE-MS produziu um vídeo institucional destacando a relevância da memória para o Judiciário e apresentando o acervo histórico mantido pelo tribunal (Assista o vídeo aqui).
A comemoração do Dia da Memória vai ao encontro da Resolução CNJ nº 316/2020, que estabelece diretrizes para a gestão da memória no Judiciário, promovendo o reconhecimento dos acervos históricos como patrimônio público de relevante valor institucional e social.
Centro de Memória
O Centro de Memória tem como missão preservar, organizar e difundir documentos, fotografias, objetos históricos e registros que compõem o acervo institucional do TRE-MS. Por meio de ações de pesquisa, exposições e publicações, o espaço contribui para a construção da memória coletiva e o fortalecimento da identidade institucional.