Prazo para evitar o cancelamento do título termina hoje (19)

A medida vale para quem não votou, não justificou e não pagou a multa referente à ausência nas últimas três eleições consecutivas

A medida vale para quem não votou, não justificou e não pagou a multa referente à ausência nas ú...
#ParaTodoMundoVer: Foto de uma mesa com notebook aberto e ligado na tela a página da justiça eleitoral, em frente ao notebook uma pessoa segura um celular como quem pesquisa por informações na tela, sobre a mesa repousa uma caneca. No canto superior direito em destaque o texto: Regularize - Ultimo dia.

Hoje, segunda-feira (19/5), é o último dia para que mais de 90 mil eleitores faltosos em Mato Grosso do Sul regularizem a situação com a Justiça Eleitoral. A medida vale para quem não votou, não justificou e não pagou a multa referente à ausência nas últimas três eleições consecutivas, incluindo turnos e pleitos suplementares.

É importante que o eleitor consulte sua situação para verificar se possui ou não pendências. Para isso, basta acessar, até às 23h59 (horário de Brasília), os seguintes canais:

Vale lembrar que esse cancelamento não se aplica às pessoas para as quais o voto é facultativo: menores de 18 anos; maiores de 70 anos; pessoas não alfabetizadas; e pessoas com deficiência que comprovem dificuldade extrema para votar.

Quitação de multa 

Quando o eleitor não vota nem justifica a ausência, é aplicada multa por turno ausente, definida pelo juiz eleitoral. Mas a situação é simples de resolver, pois o valor pode ser quitado no Autoatendimento Eleitoral, pelo e-Título ou diretamente no cartório, mediante pagamento via boleto, Pix ou cartão.

A quitação do débito é registrada automaticamente após a confirmação do pagamento. Se a pessoa se declarar impossibilitada de pagar o débito, o juiz pode dispensar a multa.

Título regular

A regularização do título eleitoral é fundamental para o pleno exercício da cidadania. Com a situação irregular, além de não poder votar nem se candidatar a uma eleição, as eleitoras e os eleitores ficam impedidos de:

  • inscrever-se em concurso ou tomar posse em cargo público;  
  • obter carteira de identidade ou passaporte; 
  • renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais ou fiscalizados pelo governo; 
  • receber salário ou proventos de cargo público ou em entidades ligadas ao governo;  
  • participar de concorrência pública ou administrativa da União em todos os entes federados; e 
  • realizar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou do imposto de renda
ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-MS utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.