Manhã de debates marca o 88º COPTREL

As discussões seguem ao longo do dia com outras apresentações e deliberações entre os presidentes dos TREs

A programação da manhã desta sexta-feira (6) do 88º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribu...
#ParaTodoMundoVer: Foto panorâmica de uma sala do evento, com mesas dispostas em U, algumas pessoas sentadas em cadeiras de auditório utilizando mesas de apoio em sua maioria homens vestindo ternos escuros.

A programação da manhã desta sexta-feira (6) do 88º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL) foi marcada por debates sobre o papel da Justiça Eleitoral e o uso de novas tecnologias no processo eleitoral.

Os trabalhos foram abertos pelo presidente do COPTREL e do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, ao lado do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargador Carlos Eduardo Contar. Em suas falas, os magistrados destacaram o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência, a inovação e a defesa da democracia.

Na sequência, foi realizada a primeira palestra do dia, com o tema “O papel constitucional da Justiça Eleitoral”, proferida pelo Dr. José Jairo Gomes, procurador regional da República e procurador regional eleitoral em Minas Gerais. O expositor abordou as competências constitucionais da Justiça Eleitoral, sua importância na garantia da lisura dos pleitos e sua atuação na consolidação do Estado Democrático de Direito.

Encerrando a programação da manhã, o servidor do TRE de Alagoas e especialista em Direito Eleitoral, Vitor de Andrade Monteiro, apresentou a palestra “Inteligência artificial para eleições (mais) livres, justas e eficientes”. A exposição demonstrou o potencial da IA no aprimoramento das atividades eleitorais, destacando ferramentas que podem contribuir para maior eficiência, segurança e combate à desinformação.

As discussões seguem ao longo do dia com outras apresentações e deliberações entre os presidentes dos TREs.

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-MS utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.