Manhã de debates marca o 88º COPTREL
As discussões seguem ao longo do dia com outras apresentações e deliberações entre os presidentes dos TREs

A programação da manhã desta sexta-feira (6) do 88º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL) foi marcada por debates sobre o papel da Justiça Eleitoral e o uso de novas tecnologias no processo eleitoral.
Os trabalhos foram abertos pelo presidente do COPTREL e do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, ao lado do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargador Carlos Eduardo Contar. Em suas falas, os magistrados destacaram o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência, a inovação e a defesa da democracia.
Na sequência, foi realizada a primeira palestra do dia, com o tema “O papel constitucional da Justiça Eleitoral”, proferida pelo Dr. José Jairo Gomes, procurador regional da República e procurador regional eleitoral em Minas Gerais. O expositor abordou as competências constitucionais da Justiça Eleitoral, sua importância na garantia da lisura dos pleitos e sua atuação na consolidação do Estado Democrático de Direito.
Encerrando a programação da manhã, o servidor do TRE de Alagoas e especialista em Direito Eleitoral, Vitor de Andrade Monteiro, apresentou a palestra “Inteligência artificial para eleições (mais) livres, justas e eficientes”. A exposição demonstrou o potencial da IA no aprimoramento das atividades eleitorais, destacando ferramentas que podem contribuir para maior eficiência, segurança e combate à desinformação.
As discussões seguem ao longo do dia com outras apresentações e deliberações entre os presidentes dos TREs.