O Fórum pela Paridade promove, nesta sexta-feira (5), o Simpósio Nacional "Mulheres pela Paridade", um encontro voltado ao debate sobre igualdade de gênero e ao enfrentamento da violência contra a mulher, especialmente nos espaços de poder e nas plataformas digitais. O evento será realizado das 13h às 17h30, no Auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
A programação contará com dois painéis temáticos centrais: Violência de Gênero na Política e Violência de Gênero no Ambiente Digital, reunindo especialistas e lideranças que atuam diretamente no combate a essas violações.
Entre os painelistas confirmados estão:
⦁ Sumara Ferreira Leal, vice-prefeita de Cassilândia (MS);
⦁ Camilla Nascimento de Oliveira, vice-prefeita de Campo Grande (MS);
⦁ Gabriel Cardoso Gonçalves Barroso, delegado da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.
O simpósio é gratuito e aberto à população. As inscrições seguem abertas e podem ser realizadas pelo formulário on-line: link informado pelo órgão organizador.
O Fórum pela Paridade reforça que o encontro é um passo importante para promover conscientização, ampliar a participação feminina na vida pública e construir estratégias para enfrentar e prevenir diferentes formas de violência que atingem mulheres em todo o país. Participantes receberão certificado.
Serviço:
📅 5 de dezembro de 2025 (sexta-feira)
⏰ 13h às 17h30
📍 Auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – Parque dos Poderes
O evento é aberto e todos estão convidados a fortalecer essa agenda essencial para a democracia e para a proteção dos direitos das mulheres.
O Fórum
O Fórum é constituído com a participação de representantes de instituições públicas, associações e organizações não-governamentais. Além do TRE-MS, participam do Fórum intuições que também como a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Semu), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Assembleia Legislativa (Alems), Ministério Público de MS, OAB-MS, Amansul, entre outras instituições dedicadas à promoção da igualdade de gênero.