Mais uma vez, TRE-MS alcança o 1º lugar do país no Ranking da Transparência do Poder Judiciário

Com o cumprimento de 100% dos quesitos exigidos pelo CNJ, a Corte eleitoral repetiu o feito de 2022

Com o cumprimento de 100% dos quesitos exigidos pelo CNJ, a Corte eleitoral repetiu o feito de 2022

Na edição 2023 do Ranking da Transparência do Poder Judiciário, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), nesta segunda-feira (28), alcançou o primeiro lugar dentre todos os 94 tribunais e conselhos, de seis segmentos do Poder Judiciário (Conselho, Eleitoral, Estadual, Federal, Militar e Superior), por cumprir 100% dos quesitos exigidos, juntamente com outros cinco Tribunais (TJ-BA, TJ-MA, TRT/24, TRE-BA e TRE-PB).

Ao atender integralmente os requisitos avaliados pelo CNJ pelo segundo ano consecutivo, o TRE-MS obtém mais uma vez o título de Tribunal mais transparente do Brasil. Para alcançar esse resultado a Corte sul-mato-grossense atendeu a todos os 84 itens avaliados pelo CNJ.

Sobre a premiação obtida, o Presidente do TRE-MS, Desembargador Paschoal Carmello Leandro, afirmou que “o reconhecimento pelo CNJ significa que o grau de informação disponibilizado pelo TRE-MS aos cidadãos é integral, e que todas as informações estão disponíveis em sua página na internet, podendo ser consultadas livremente, sem necessidade de qualquer requerimento, o que exterioriza uma demonstração plena de que o direito fundamental de acesso à informação está sendo assegurado a todos. Essa é mais uma formidável conquista do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, fruto do esforço empreendido pelos servidores e magistrados que integram a Justiça Eleitoral sul-mato-grossense para bem atender os cidadãos do nosso Estado e disponibilizar informações precisas e transparentes, as quais permitem de pronto qualquer pessoa fiscalizar a atuação da Justiça Eleitoral e a boa aplicação dos recursos públicos. ”

Para o Diretor-Geral do TRE-MS, Hardy Waldschmidt, “toda a dedicação ao projeto indica que a Justiça Eleitoral Guaicuru vem percorrendo o caminho correto na consolidação de uma gestão moderna e transparente, ao disponibilizar para a sociedade essas informações, facilitando o acesso aos dados e informações, por qualquer cidadão, diretamente na página do Tribunal na internet. Esse excelente resultado pelo segundo ano consecutivo deve-se ao comprometimento e competência de cada servidor que participou do processo da transparência, sendo o prêmio obtido motivo de muito orgulho para este Tribunal porque representa o reconhecimento dentro do Poder Judiciário brasileiro do padrão de excelência da nossa Corte. ”

Nos seis anos de existência do prêmio, o TRE teve seu desempenho melhorado a cada ano, tendo inclusive cumprido nos dois últimos certames 100% dos quesitos avaliados pelo Conselho Nacional de Justiça, conforme pode ser constatado na Tabela abaixo.

RANKING DA TRANSPARÊNCIA DO PODER JUDICIÁRIO

DESEMPENHO DO TRE-MS

ANO

PERCENTUAL

LUGAR

2018

56,20%

67º

2019

93,44%

2020

94,70%

2021

98,45%

2022

100%

2023

100%

O Ranking

O Ranking da Transparência do Poder Judiciário, instituído pela Resolução CNJ n° 260, de 11.09.2018, tem como finalidade conseguir, com dados objetivos, avaliar o grau de informação que os tribunais e conselhos disponibilizam aos cidadãos.

Coordenado pela Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas do Conselho Nacional de Justiça, o Ranking é divulgado pelo CNJ, anualmente, como prevê a Resolução CNJ n° 215/2015, que dispõe, no âmbito do Poder Judiciário, sobre o acesso à informação e a aplicação da Lei n° 12.527, de 18.11.2011 - Lei de Acesso à Informação

O Departamento de Gestão Estratégica, unidade do Conselho, coordena, sob a supervisão do Conselheiro-Ouvidor do CNJ, a coleta dos dados enviados pelos tribunais e conselhos para elaboração do Ranking da Transparência do Poder Judiciário, sendo que todos os órgãos do Poder Judiciário participam da avaliação.

Em 2023 participam do Ranking da Transparência 94 tribunais e conselhos do País, em que são avaliados, dentro dos seis segmentos do Poder Judiciário (Conselho, Eleitoral, Estadual, Federal, Militar e Superior), o grau de informação que os respectivos órgãos disponibilizam aos cidadãos.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou a Portaria n° 57 de 07.03.2023 para divulgar os critérios de avaliação e pontuação a serem utilizados na elaboração da sexta edição do Ranking da Transparência do Poder Judiciário - ano 2023.

O Ranking, realizado anualmente, busca valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informação de forma clara e organizada.

Os itens sob avaliação estão distribuídos em nove temas compostos por 84 perguntas, como por exemplo, se os órgãos publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado 'Serviço de Informações ao Cidadão na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.

#ParaTodosVerem:Foto de cinco pessoas recebendo um troféu/prêmio em um palco com um púlpito. São 04 homens de meia idade usam terno e uma mulher de meia idade cabelos ruivos na altura dos ombros, sendo que 03 deles empunham um troféu.

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-MS utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.