TRE-MS realiza diplomação de 48 deputados estudantes

Diplomação dos deputados estudantes da 6ª edição do projeto Parlamento Jovem

TRE-MS realiza diplomação de 48 deputados estudantes

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) realizou na manhã desta segunda-feira (19), a diplomação dos deputados estudantes da 6ª edição do projeto Parlamento Jovem. São 24 titulares e 24 suplentes, que poderão atuar em defesa da comunidade durante dois mandatos, nos anos de 2018 e 2019.

O projeto é coordenado pela Escola do Legislativo Ramez Tebet, em parceria com o TRE e secretarias de Educação. A eleição aconteceu no dia 18 de outubro do ano passado e mobilizou cerca de 6.000 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Os deputados estudantes receberam capacitação e, agora, experimentarão a vivência de um parlamentar.

Estiveram presentes na cerimônia a presidente do TRE-MS, desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges; o corregedor eleitoral e vice-presidente do TRE-MS, João Maria Lós; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Júnior Mochi; a coordenadora da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, Cheila Vendrami; além da secretária municipal de educação, Elza Fernandes Ortelhado.

Durante a solenidade, a presidente do TRE-MS, desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, ressaltou que “Diplomar-se significa graduar-se. A participação neste projeto possibilitará uma efetiva atuação política para atender a comunidade e levar à Casa Legislativa as demandas da sociedade. Dessa forma, em seus mandatos estarão exercitando continuamente a consciência política e a liderança cidadã. A juventude é transformadora”. Finalizou.

Já o deputado Junior Mochi, presidente da Assembleia, ressaltou a importância da experiência para a vida de cada jovem. “Aqueles que já passaram pelo projeto o avaliaram positivamente. São relatos que demonstram a contribuição significativa para a vida pessoal e de conhecimento intelectual. A participação, quando membros do Legislativo, influencia sobre todo o processo da vida institucional e sobre a natureza de suas decisões”, destacou Mochi. 

Os jovens agora seguem para a posse, que será feita no Plenário Deputado Júlio Maia, na sede da Assembleia Legislativa.

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido