Amante de carnaval, seu Antônio Poeta divulga a biometria em marchinhas por Campo Grande

“Sou aposentado, mas não posso ficar calado, tenho que dar meu recado”.

Antonio Poeta TRE-MS

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) tem feito uma vasta campanha para conscientizar e convocar o eleitor de Campo Grande para o cadastramento biométrico, que é obrigatório.  Além das entrevistas e reportagens produzidas pelos veículos de comunicação, as divulgações também ocorrem  por meio de outdoor, busdoor e nas redes sociais. Entretanto, o aposentando Antônio Alberto Teruel, ou Antônio Poeta, como gosta de ser chamado, resolveu divulgar de uma forma totalmente autoral e inusitada.

Em um pedaço de EVA com um corte ao meio para encaixar a cabeça e um cordão de nylon preso à cintura, ele escreveu nas cores preto e vermelho: “Façam biometria, 18 de março último dia”. Assim, como “homem-sanduíche”, ele propaga, em versos, a importância de os eleitores da cidade cadastrarem a biometria e exercerem a cidadania.

Encontramos com seu Antônio em uma tarde chuvosa no Memorial da Cultura, um dos postos de atendimento mais movimentados do TRE. De cara, percebe-se o motivo de gostar de ser chamado de Antônio Poeta, pois nos recebe cantando “Pode chover todos os dias, só não pode esquecer de fazer a biometria”.

Quase toda pergunta realizada é respondida, inicialmente, com uma rima. Segundo ele, o que o motivou foi a campanha dos “dedoches” na TV. Como também gosta muito de carnaval, ele viu a oportunidade de unir o útil ao agradável.  “Sou aposentado, mas não posso ficar calado, tenho que dar meu recado”, brinca.

Seu Antonio Poeta costuma andar pelo centro da cidade e nos cruzamentos com maiores movimentos. Com um auxílio de um megafone, nesse período pré-carnaval o grito é: “Tá chegando o carnaval, esta é minha fantasia, pra lembrar o pessoal, vamos fazer a biometria. 18 de março é o último dia, vamos fazer a biometria.”

Algumas pessoas o param para tirar dúvidas a respeito do cadastramento biométrico. Ele auxilia em praticamente tudo e, quando não sabe, vai até um posto de atendimento e tira as dúvidas necessárias para não deixar ninguém sem informação. Quando a pergunta é sobre o local, a resposta é: “Se vai fazer a biometria, procura o Memorial da Cultura, que atende todo dia”.

Para o seu Antônio, “política nunca deu camisa pra ninguém, mas ajudou muita gente e fez muito bem”. Assim, acreditando que o voto é um caminho para melhorar o futuro do Brasil, ele continua incentivando pessoas, principalmente jovens, a fazerem a revisão eleitoral, pois “quem saber escolher não vai se arrepender”, finaliza.

 

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido