Serviços de intérprete de linguagem brasileira de sinais, áudio dos textos e comunicação em linguagem acessível

O portal do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul conta com um software que oferece, em tempo real, o áudio de textos em língua portuguesa, bem como a tradução desses textos para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A inteligência artificial chamada de Rybená, promove a inclusão digital e social de pessoas com deficiência auditiva ou visual (total ou parcial), com síndrome de Down, com baixo letramento, idosos e disléxicos, entre outros. 


Como funciona

No canto direito inferior da tela do computador estão localizados os ícones de acessibilidade representados por mãos e um rosto de perfil. Ao acessar o programa, o usuário seleciona o texto que deseja ler e opta pela tradução por Libras ou pela leitura mediante voz sintética, apresentada por Rybená, a personagem virtual. A ferramenta Rybená foi desenvolvida de acordo com os padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG).


Outras plataformas de divulgação institucional

Além da solução Rybená, que oferece aos surdos, deficientes visuais, pessoas com deficiências intelectuais, disléxicos, e outras pessoas com dificuldade de leitura e de compreensão de textos, a possibilidade do entendimento das páginas web, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul também possui outras plataformas de divulgação institucional, sempre observada a e-acessibilidade, quais sejam:

Plataforma Endereço web E-acessibilidade
Justiça Eleitoral em Foco https://al.ms.gov.br/TvAssembleia/Programa/43 Uso de legendas e intérprete de libras 
Youtube https://www.youtube.com/channel/UCjKZBUDIWsTOBmMEqlw0igQ Uso de legendas
Facebook ttps://www.facebook.com/105669899508940/videos/251578692173512 Uso de legendas
Instagram https://www.instagram.com/tre_ms/?hl=pt-br Uso de legendas e intérprete de libras