Biênio 1999-2001

Composição do TRE-MS - Biênio 1999/2001
Membros Efetivos
Membro Cargo
 Des. José Augusto de Souza Presidente
 Des. Rubens Bergonzi Bossay Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral
 Dr. Mário Eugênio Peron Advogado
 Dr. Antônio Rivaldo Menezes de Araújo Advogado
 Dr. Sideni Soncini Pimentel Juiz de Direito
 Dr. Fernando Mauro Moreira Marinho Juiz de Direito
 Dr. Renato Toniasso Juiz Federal
 Dr. Julizar Barbosa Trindade Juiz de Direito
 Dr. Carlos Alberto Pedrosa de Souza Juiz de Direito
 Dr. Luiz de Lima Stefanini Procurador Regional Eleitoral
 Membros Substitutos
Membro Cargo
 Des. Hamilton Carli Presidente
 Des. Oswaldo Rodrigues de Melo Vice-Presidente
 Dr. Carlos Alberto Pedrosa de Souza Juiz de Direito
 Dr. Manoel Mendes Carli Juiz de Direito
 Dr. Odil Tadeu Giordano Advogado
 Dr. Paschoal Carmello Leandro Juiz de Direito
 Dr. José Wanderley Bezerra Alves Advogado
 Dr. Pedro Pereira dos Santos Juiz Federal
 Dr. Sílvio Pereira Amorim Procurador Regional Eleitoral

 

                        O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul preparou-se, desde o início desse biênio, juntamente com os cartórios eleitorais, para a informatização das eleições em todos os municípios brasileiros para as eleições de 2000. Em outubro de 1999, foram realizados vários encontros com juízes eleitorais, chefes de cartório e escrivães eleitorais das 52 Zonas Eleitorais do Estado para difundir o processo de informatização, envidando esforços no treinamento direto dos eleitores, além de campanhas em rádio, televisão e jornais. Neste mesmo mês, aconteceu a inauguração do prédio que abriga os cartórios eleitorais das 18ª e 43ª Zonas Eleitorais, em Dourados.

                        No ano de 1999, providências foram tomadas quanto à inserção do cidadão portador de necessidades especiais. Do total das urnas eletrônicas do Estado, 5%  tinham dispositivo de sonorização, o que facilitava o voto do deficiente visual, que poderia identificar o seu voto através de uma voz sintetizada. No dia 10 de setembro, realizou-se um reunião com todas as entidades representativas de deficientes auditivos, visuais e físicos do Estado e órgãos do poder público municipal e estadual envolvidos com este segmento da sociedade. As entidades apresentaram sugestões e reivindicações para melhorar a acessibilidade ao processo eleitoral. Este comprometimento resultou no recadastramento dos eleitores deficientes de todo Estado, através de preenchimento de FASEs (Formulários de Atualização de Situação do Eleitor), alistamentos e transferências.

                        Foi idealizado um sistema que permitia agrupar os eleitores deficientes visuais do Estado, através de criação de anexos vinculados às seções eleitorais onde o eleitor já estava inscrito. Assim, nas eleições de 2000, foram instaladas em 4 seções do Estado urnas eletrônicas sonoras: 2 em Campo Grande, uma em Glória de Dourados e uma em Nova Andradina.As eleições municipais de 2000 aconteceram no dia 01º de outubro.

                        Também em 2000, aconteceu o primeiro concurso Servidor Padrão, sendo contempladas as servidoras Helena Yano Fedorowicz, como Servidor Padrão, e Vera Lúcia Gorri, chefe de cartório da 6ª Zona Eleitoral, como Servidor Modelo.

                        Nesse biênio atingiu-se a marca de 1.331.259 eleitores.