Portal da Memória

Logo Portal da Memória TRE-MS

A Justiça Eleitoral brasileira tem um relevante papel na formação da cidadania. Durante os seus 90 anos de existência (1932-2023), ela vem aperfeiçoando os sistemas eleitorais, visando garantir aos cidadãos brasileiros condições para o exercício pleno do direito de expressar livremente sua vontade política por meio do voto.

A organização da memória institucional do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS) é imprescindível para a construção, conhecimento e desenvolvimento da História da Justiça Eleitoral.

Neste sentido, torna-se necessário preservar digitalmente a memória institucional a partir de um Portal da Memória do TRE/MS que permita o acesso à coleções e conjuntos documentais, com registros históricos de cunho educativo ou social; a documentos que registrem a linha sucessória da Administração Superior e a composição plenária dos Desembargadores Eleitorais deste Regional; os registros fotográficos de momentos relevantes da história institucional e ainda ás peças relevantes do acervo museológico do TRE/MS.

O Portal da Memória que ora se apresenta é um espaço virtual de livre acesso à cidadania e destinado aos registros da atuação da Justiça Eleitoral em Mato Grosso do Sul.