TRE na Escola-Cidadã

TRE-MS escola cidadã 2015

APRESENTAÇÃO

 

"TRE na escola-cidadã" é um projeto do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul e tem como alvo as escolas estaduais de nível médio de Campo Grande.


O projeto educativo é composto por duas fases: a primeira é a realização do II Concurso de Redação com o tema "O Voto Como Instrumento Contra a Corrupção" e a segunda fase é composta por ciclos de palestra com demonstração da urna eletrônica nas escolas estaduais e faculdades desta capital.


Para participar do Concurso de Redação os alunos devem estar regularmente matriculados no ensino médio nas Escolas Estaduais de Campo Grande, e ter entre 15 e 18 anos.


As inscrições são realizadas por meio das escolas no período de 21 de setembro a 16 de outubro, na página do TRE-MS e a prova será aplicada no dia 8 de novembro de 2015.


As cinco melhores redações serão premiadas no auditório do TRE-MS, no dia 23 de novembro, assim como a escola, cujo aluno for o primeiro colocado.


Os vinte melhores trabalhos serão publicados na nossa página.


Venha participar desta aula de cidadania!

REGULAMENTO


1. DA APRESENTAÇÃO

1.1. O II CONCURSO DE REDAÇÃO, promovido pelo Projeto TRE NA ESCOLA-CIDADÃ do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, consiste num evento cultural cujo tema será:

“O VOTO COMO INSTRUMENTO CONTRA A CORRUPÇÃO”.

1.2. Os objetivos do II CONCURSO DE REDAÇÃO são:

a)            Incentivar os alunos a participarem do processo democrático conferido pela Constituição cidadão de 1988, proporcionando-lhes o conhecimento de seus direitos e deveres como cidadão, no exercício da cidadania.

b)            Alertar os jovens para os vícios que descaracterizam e contaminam o objetivo e a essência do direito ao voto, conscientizando-os sobre o valor da ética na política e no exercício do voto.

c)            Conscientizar e preparar politicamente aqueles que participarão das decisões políticas fundamentais do País, utilizando-se das novas tecnologias introduzidas pela Justiça Eleitoral, como a urna eletrônica, expedição de título on line, impressão de justificativa e certidão de quitação via internet.

d)           Ampliar, capacitar e mobilizar os jovens para o exercício livre e consciente do voto.

e)            Despertar nos jovens a capacidade de distinguir a avaliar as boas e más práticas eleitorais e o impacto que elas exercerão nos serviços essenciais oferecidos à população e no futuro de cada um.

 

2. DOS PARTICIPANTES

2.1. Poderão participar do concurso os alunos do ensino médio, regularmente matriculados nas Escolas Estaduais de Campo Grande, com idade entre 15 e 18 anos.

2.2. Não poderão participar do concurso filhos, enteados, netos, irmãos e sobrinhos dos membros (ou de seus cônjuges/companheiros) que compõem a Banca Examinadora deste concurso, situação verificada pelas informações da ficha de inscrição.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições serão realizadas através das escolas, no período de 21 de setembro a 16 de outubro de 2015, diretamente no sítio eletrônico do Tribunal: http://www.tre-ms.jus.br

3.2. Cada escola inscreverá, no máximo, 10 (dez) alunos.

3.3. Existindo alunos interessados em participar do concurso em número superior ao limite estabelecido no item 3.2, caberá à escola, mediante critérios próprios, decidir quais serão os participantes escolhidos.

3.4. As escolas que estiverem impossibilitadas de inscrever seus alunos, por falta de acesso a internet, por não obtenção de linha ou de conexão ou por defeito de transmissão ou de recepção, deverão entrar em contato com a Comissão Organizadora do concurso, na Sede do TRE/MS, sito na Rua Des. Leão Neto do Carmo, nº 23, Parque dos Poderes (EJE/ASCOM), através dos telefones 2107-7020 e 2107-7018, das 12h às 18h, até o dia 16.10.2015.

3.5. As inscrições indeferidas, por estarem em desacordo com o presente regulamento, serão publicadas no sítio eletrônico www.tre-ms.jus.br, até o dia 23.10.2015.

 

4. DO CONCURSO

4.1. O concurso de redação será realizado no dia 8.11.2015, na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, situado à Rua Bahia, n.355 , no Jardim dos Estados. Telefones: 3384-6124 e 3325-7668.

4.2. Os alunos disporão de um tempo máximo de 2h30m para elaboração de sua redação. Os portões da Escola serão fechados às 07h50m; a prova terá início às 8h.

4.3. Somente poderá realizar a prova o aluno que apresentar um documento de identificação.

4.4. Cada sala contará com a presença de, no mínimo, 1 (um) fiscal, escolhido dentre os servidores do TRE/MS.

4.5. Cada participante receberá uma folha contendo o enunciado da prova, uma folha em branco para rascunho e um formulário para elaborar o texto definitivo da redação.

4.6. O participante poderá utilizar lápis no rascunho e, sob pena de desclassificação, caneta AZUL ou PRETA, para o preenchimento do formulário com o texto definitivo da redação.

4.7. Terminado o trabalho, o candidato entregará ao fiscal o formulário com a redação definitiva, que, sob pena de desclassificação, não poderá conter nome, marca ou sinal que permita sua identificação.

4.8. Os fiscais destacarão um par de etiquetas, impressas com o mesmo número e, na presença do participante, colocarão uma etiqueta na redação e a outra na lista de presença, ao lado do nome e da assinatura do participante.

4.9. A redação será acondicionada em envelope destinado a “PROVAS DO CONCURSO DE REDAÇÃO”, identificado com o número da sala e nome do fiscal, na presença do participante.

4.10. Os três últimos participantes permanecerão na sala e assistirão ao fechamento do envelope contendo as redações e do envelope contendo a lista de presença/identificação. Ambos os envelopes serão lacrados e assinados pelos presentes.

4.11. O envelope contendo as redações somente será aberto pela Banca Examinadora, para a avaliação dos trabalhos e divulgação dos vencedores.

4.12. Não será permitido o uso de aparelhos celulares ou outros equipamentos eletrônicos durante a realização do concurso.

 

5. JULGAMENTO DAS REDAÇÕES

5.1. O período de correção das redações será de 9 de novembro a 13 de novembro de 2015, pela Banca Examinadora, previamente designada, formada por servidores do TRE/MS e professoras indicadas pela Secretaria de Educação.

5.2. Os nomes dos integrantes da Banca Examinadora serão divulgados no sítio da internet do TRE/MS até o dia 18/10/15.

5.3. As redações que não atenderem aos itens 4.6 e 4.7 deste regulamento serão automaticamente desclassificadas.

5.4. Os quesitos a serem avaliados nas redações classificadas são os seguintes:

 

 

a) PERTINÊNCIA TEMÁTICA;

b) COESÃO E COERÊNCIA;

d) USO DA GRAMÁTICA; e

e) VOCABULÁRIO.

 

5.5. Os quesitos serão julgados pela Banca examinadora, e serão desclassificadas as redações que não seguirem a proposta da prova ou que não tratem do tema do concurso.

5.6. As decisões sobre a desclassificação, conforme previsão dos itens 5.3 e 5.4 serão tomadas de forma colegiada pela maioria absoluta dos membros da Comissão que formam a Banca Examinadora.

5.7. As redações classificadas serão avaliadas por dois membros da Comissão. A cada um dos quatro quesitos será atribuída pontuação variável de zero a dois pontos e meio (2,5). A nota será alcançada somando-se a pontuação dos cinco quesitos.

5.9. Para obter a nota final, as notas dos dois membros da comissão serão somadas e dividido o total por 2 (dois).

5.10. No caso de igualdade de pontos obtidos, será adotado, como critério de desempate, a maior nota obtida nos seguintes quesitos:

 

1º - PERTINÊNCIA TEMÁTICA;

2º - USO DA GRAMÁTICA;

3º - COESÃO E COERÊNCIA;

4º - VOCABULÁRIO.

 

6. DA PREMIAÇÃO

7.1. A premiação dos melhores trabalhos dar-se-á no dia 23.11.2015, em sessão extraordinária de Premiação, no Auditório do Tribunal Regional Eleitoral.

7.2. Serão premiados os cinco melhores trabalhos, com prêmios ainda a serem definidos.

7.3. A escola, cujo aluno for 1º colocado, receberá um prêmio ainda a ser definido.

7.4. Os vinte (20) melhores trabalhos serão publicados no site do TRE, na internet e na intranet.

8. Das disposições finais

 

8.1. Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas pelos componentes da Comissão Organizadora, através do telefone 2107-7020.

 

8.2. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora, não cabendo recursos ou qualquer forma de revisão.

INSCRIÇÕES

 

II Concurso de Redação

 

Tema: "O Voto Como Instrumento Contra a Corrupção"

 

Período de Inscrição:21/09/2015 a 07/10/2015

 

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-MS utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.