Centro de Memória

Logo Centro de Memória TRE-MS
Logomarca com o texto Centro de Memória

O Centro de Memória tem por atribuição efetuar a pesquisa, a reunião, a classificação, a organização, a administração e a conservação dos papéis, dos documentos, dos objetos e dos bens de reconhecido valor, relacionados à história da Justiça Eleitoral, em especial a do Estado de Mato Grosso do Sul.

Instituído pela Resolução n. 231, de 18/12/2001, o Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul tem o compromisso com o resgaste e a preservação do acervo histórico desta Justiça Especializada.

A Justiça Eleitoral em Mato Grosso do Sul, alicerçada em seus valores institucionais, visa garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia. Na incessante busca da superação de desafios, da implementação das diretrizes e do alcance da sua missão com responsabilidade social, todos aqueles que passaram por esta Justiça eleitoral celebram, reconhecidamente, muitas conquistas.

O acervo com documentos textuais, iconográficos, audiovisuais e tridimensionais, com itens datados antes mesmo da instalação da Justiça Eleitoral no Estado em 1979, compõe um legado histórico, o qual reflete a dinâmica da evolução da Justiça Eleitoral sul-mato-grossense como participante ativa na construção da história do nosso Estado.

O Centro de Memória do TRE-MS é um bem cultural, inestimável à sociedade, possibilitando que as gerações presentes e futuras conheçam os fatos e os personagens que construíram parte de sua história.

Está instalado no prédio do Fórum Eleitoral de Campo Grande, localizado à Rua Delegado José Alfredo Hardman Vianna, 180, Parque dos Poderes.

Contatos:

centrodememoria@tre-ms.jus.br

Tel.: (67) 2107-7180