Informações sobre a gestão de TIC

Painel visual de TIC

O painel visual de TIC permite visualizar informações importantes sobre a gestão de TIC, tais como:

  • monitoramento da execução do PDTIC, através da verificação de metas e indicadores
  • monitoramento da execução do plano de contratações
  • monitoramento da execução do plano anual de capacitação
  • monitoramento da execução dos projetos
  • acompanhamento da execução orçamentária de TI
  • consulta ao portfólio de soluções de TI

Acesso ao Painel visual de TIC

Indicadores Estratégicos

A consulta abaixo apresenta as metas e indicadores do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC 2021-2026, revisado em 2023; as medições foram iniciadas em janeiro/2024 e são realizadas em periodicidades diferentes, como por ex., de forma mensal, trimestral, semestral ou anual. Também há indicadores relativos ao processo eleitoral que são medidos a cada 2 anos.

Histórico

Plano de Capacitação de TIC

O plano de capacitação de TIC é elaborado anualmente, em procedimento administrativo exclusivo. Após a publicação da Ordem de Serviço, o monitoramento é feito através do acompanhamento dos pedidos de curso e atualização trimestral do indicador "taxa de execução do PAC.

Planos publicados

Contratações de TIC

No link abaixo, encontram-se informações importantes sobre as contratações, tais como: plano de contratações (formato pdf e csv) e proposta orçamentária de TIC.

Gestão de Serviços

A gestão de serviços de TIC foi instituída em 2019, através do Guia de Gestão de Serviços da STI. Referido guia tem sido atualizado periodicamente, a fim de se manter atualizado de acordo com a necessidade de melhorias apontadas. Recentemente, o  CETI (Comitê Executivo de  TI), instância responsável pelo acompanhamento da gestão de TIC, aprovou uma proposta de adoção de OKRs vinculados à gestão de serviços.  O objetivo é aprimorar a gestão nessa área.

Abaixo, encontram-se disponíveis links para consulta a diversos materiais e conteúdos elaborados nessa área.

Portaria n.º 187/2019 do Guia de Serviços de TI (consolidada) pdf | rtf
Portaria n.º 209/2021 PRE - altera a portaria 187/2019 (ajuste atribuições CITIS) pdf | rtf
Guia de Serviços de TI v.2.5 - com processo de gestão de conhecimento (atualizado em agosto/2023) pdf | rtf (*compactado devido ao tamanho)
Tabela OKRs Gestão de serviços pdf | rtf
Ata CETI (aprovação OKRs) pdf | rtf

É possível acompanhar o painel da Central de Serviços de TIC e obter diversas informações sobre os chamados em tempo real .

      CDTIC

      O Comitê de Governança de TIC está regulamentado de acordo com a Resol. 555 TRE/MS e tem sua composição estabelecida em Portaria. Desde 2022, o Comitê tem se reunido mensalmente, a fim de aprimorar o acompanhamento dos processos e projetos de TIC.

      A lista a seguir apresenta o calendário das reuniões e as respectivas atas.

      • 2024
      25/01 22/02 21/03 25/04 23/05 26/06

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      29/07

      23/08

      26/09

      17/10

      21/11

      12/12

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      • 2023
      • 2022

      Levantamento iGovTIC-JUD

      O iGovTIC-JUD é o indicador adotado pelo CNJ para avaliar a maturidade dos tribunais acerca das ações de governança, gestão e compliace. O referido indicador é calculado com base nas respostas dadas pelo órgãos em um questionário anualmente encaminhado pelo CNJ. A lista a seguir apresenta o índice atingido pelo TRE/MS nos últimos anos e ainda as respostas fornecidas.

      Portfólio de soluções

      As soluções de TIC em uso no TRE/MS estão registradas no portfólio de serviços. Tal sistema permite o cadastro das soluções, seus gestores demandantes e técnicos e ainda a classificação dos sistemas em estratégico,tácito e operacional.