“Minas de Luta” é tema de jogo pedagógico que agrega criança, educação e valorização feminina

O jogo aborda pequenas biografias de algumas das muitas mulheres que tiveram papel relevante nas transformações históricas do país

O jogo aborda pequenas biografias de algumas das muitas mulheres que tiveram papel relevante nas...

Visando cumprir a Meta 9 do Poder Judiciário para 2021, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por meio da Comissão de Participação e Valorização Feminina (CFEM), juntamente com a Escola Judiciária Eleitoral (EJEMS) e Assessoria de Comunicação Social (ASCOM), elaboraram, ao longo do ano, projetos alusivos ao tema, os quais abordaram nome social, igualdade racial e violência contra a mulher. Os dois primeiros em formato live e o último em vídeo e podcast.

Em prosseguimento ao projeto e, desta vez, contemplando as comemorações alusivas ao dia da criança, do professor e do servidor público, todas em outubro, a CFEM, trouxe ações envolvendo um jogo pedagógico de cartas que contempla a criança, a educação e traz visibilidade para mulheres brasileiras quem em sua maioria, ficaram fora dos livros didáticos.

O passatempo é fruto do trabalho de pós-graduação da professora sul-mato-grossense Crislaine Tavares, denominado “Minas de Luta na História do Brasil”.

O jogo busca estimular a reflexão crítica sobre o patriarcado e a identificação de mecanismos de perpetuação de práticas culturais misóginas, trazendo pequenas biografias de algumas mulheres que tiveram papel relevante nas transformações históricas do nosso país. Segundo a professora Crislaine, “o jogo Minas de Lutas é uma fonte para a abertura de diálogo sobre as desigualdades sociais, políticas e econômica baseada na diferença de gênero”, destaca.

Cidadania

Nos próximos dias, a Justiça Eleitoral presenteará três escolas de Campo Grande com o jogo de cartas “Minas de Luta na História do Brasil”. A ação terá a participação de Célia Leandro, esposa do Presidente do TRE-MS, Desembargador Paschoal Carmello Leandro.

Além disso, um exemplar do jogo ficará disponível na Biblioteca do TRE-MS, para acesso daqueles que quiserem conhecer o passatempo.

Alguns servidores e seus filhos se reuniram para jogar “Minas de Luta”. O vídeo, assim como o link para o jogo, estão disponíveis no canal do TRE-MS no YouTube.

icone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido