Outubro Rosa: uma causa a se abraçar

A prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores que podem ser mudados com a adoção de hábitos saudáveis.

Outubro Rosa: uma causa a se abraçar

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por meio de sua Assessoria de Políticas de Saúde (APS), atento às medidas e campanhas que previnam e conscientizem a sociedade sobre a pandemia de coronavírus e outras enfermidades da sociedade, abraça a campanha Outubro Rosa.

A data, celebrada anualmente em todo o mundo, tem por objetivo conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo de útero.

Em 2020, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o movimento de conscientização "Quanto antes melhor". A ideia é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, entre elas, o câncer de mama.

No exame clínico, realizado por médico ou enfermeiro treinado, poderão ser identificadas alterações e, se necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia ou um raio X.

O câncer de mama pode apresentar diversos sintomas, mas pode também ser assintomático para muitas mulheres. É importante, portanto, conhecer bem o próprio corpo e analisar com frequência qualquer alteração nas mamas e procurar o médico ao notar alguma anormalidade.

Prevenção

O câncer de mama não é uma doença totalmente prevenível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao seu surgimento e ao fato de que vários deles não são atitudes modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles que podem ser mudados com a adoção de hábitos saudáveis.

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido