TRE-MS: 40 anos de Legitimidade do Processo Eleitoral

Justiça Eleitoral comemora 40 anos em Mato Grosso do Sul. Solenidade homenageou cidadãos e instituições que, por serviços prestados de forma relevante, cooperaram notoriamente para o engrandecimento da Justiça Eleitoral do Estado.

Justiça Eleitoral comemora 40 anos em Mato Grosso do Sul. Solenidade homenageou cidadãos e insti...

Ao tempo em que se comemora os 40 anos da Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul, o Tribunal Regional de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) tece uma história de excelência, transparência ativa e comprometimento com o funcionalismo público.

Através dessas, e outras nominatas, o TRE-MS, aprazivelmente, comemorou seus 40 anos de exercício ativo em Mato Grosso do Sul em solenidade realizada nesta segunda-feira (16), que teve lugar no Plenário da Corte, e contou com a entrega de Comenda instituída pela Resolução 668 de 2019.

Já no início do evento, o presidente do TRE-MS, Desembargador João Maria Lós, recepcionou os homenageados ao entregar a medalha comemorativa, acompanhada de uma placa alusiva à data. A Comenda, denominada Medalha Comemorativa do Aniversário de 40 Anos da Justiça Eleitoral do Estado de Mato Grosso do Sul, é símbolo de distinção honorífica, representada por insígnia concedida a título de reconhecimento aos cidadãos e instituições que, por serviços prestados de forma relevante, cooperaram notoriamente para o engrandecimento da Justiça Eleitoral do Estado.

A mesa de honra foi composta pelos juízes membros do TRE-MS, o Presidente do TRE-MS, Desembargador João Maria Lós; o Vice-Presidente e Corregedor, Desembargador Divoncir Schreiner Maran; o Juiz Federal, Clorisvaldo Rodrigues dos Santos; os Juristas, Daniel Castro Gomes da Costa e José Eduardo Chemin Cury, e também pelos Juízes de Direito, Djailson de Souza e José Henrique Neiva de Carvalho Silva.

Outras autoridades, como o Procurador Regional Eleitoral e os Chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Mato Grosso do Sul também comporam a mesa. Dentre eles, o Governador Reinaldo Azambuja Silva; o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Paschoal Carmello Leandro; o Procurador Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves; o Deputado Estadual Professor Rinaldo, representando o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, Deputado Estadual Paulo Correa, e o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, Mansour Elias Karmouche.

Para o Diretor-Geral do TRE-MS, Hardy Waldschmidt, “a comemoração dos 40 anos da Justiça Eleitoral em Mato Grosso do Sul foi uma festa muito linda, que emocionou a todos os presentes. Do vídeo impecável, aos discursos proferidos, que sintetizaram brilhantemente a história do nosso Tribunal, sem esquecer a belíssima apresentação musical e o prestígio pelo comparecimento dos convidados. O nosso Pleno foi muito feliz ao acolher a indicação feita pelo Presidente, Des. João Maria Lós, dos precursores, servidores, magistrados, mesário, eleitor, ministros e instituições parceiras, para serem homenageados nessa data tão significativa”.

A servidora Elainy Akamine França, chefe de cartório responsável pelo melhor índice na revisão biométrica, foi convidada para falar em nome dos homenageados. Na ocasião, a servidora proferiu um discurso em que destacou que “o êxito do Tribunal Regional é fruto do comprometimento e dedicação incondicional de todos os servidores. O reconhecimento do trabalho que desenvolvi demonstra que esta instituição valoriza e promove os seus servidores”.

Em 2018, o TRE-MS recebeu o Selo Ouro da Justiça em Números, em razão da qualidade dos dados estatísticos e informatização do Tribunal Regional. Em 2019, conquistou o terceiro lugar do País no ranking de transparência entre todos os tribunais, por disponibilizar suas informações de forma clara e padronizada à sociedade.

Durante a cerimônia, o hino do Estado de Mato Grosso do Sul foi executado pelo compositor e multi-instrumentista Marcelo Loureiro, que logo em seguida apresentou demais canções de seu repertório.

Em seguida, um vídeo institucional alusivo aos 40 anos de história foi apresentado contando toda trajetória do TRE-MS, desde a implantação da Corte Eleitoral, até o presente momento.

Ao final, o presidente do TRE-MS, Desembargador João Maria Lós, agradeceu a todos os presentes e agraciados em reconhecimento pela contribuição e pelo desenvolvimento da Justiça Eleitoral no Estado.

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido