TRE-MS realiza segunda edição do “Atendimento Eleitoral Prioritário”

Ação promoveu inclusão com salas adaptadas e foco em acessibilidade para pessoas com deficiência e TEA

Ação promoveu inclusão com salas adaptadas e foco em acessibilidade para pessoas com deficiência...

Nos dias 23 e 24 de julho de 2025, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MS), promoveu a segunda edição do “Atendimento Eleitoral Prioritário”, iniciativa voltada a pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação foi desenvolvida em parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) da Corte Eleitoral.

O atendimento nas dependências do Centro Integrado da Justiça (CIJUS), onde as salas foram adaptadas para oferecer ambiente acolhedor e acessível. Entre os serviços disponíveis estavam inscrição eleitoral, transferência de domicílio e revisão cadastral, prestados por servidores capacitados para o atendimento humanizado.

Destaque da ação, a sala multissensorial foi especialmente preparada para pessoas com TEA, com luzes suaves, ambiente silencioso, local de espera adaptado e flexibilidade no registro fotográfico e biométrico, visando conforto e respeito às especificidades de cada pessoa atendida.

Participaram do evento a juíza Kelly Gaspar Duarte (Diretora da EJE), o juiz David de Oliveira Gomes Filho (Diretor do CIJUS), o Dr. Vitor Guibo (Presidente da CPAI/TRE-MS) e o servidor Wilson Alencar (Chefe da Central de Atendimento ao Eleitor).

A ação contou ainda com o apoio de organizações como APAE/CG, CONSEP/MS e PRODTEA.

Balanço

Durante os dois dias, foram atendidos 145 cidadãos, sendo 33 pessoas com deficiência – incluindo sete com deficiência visual, sete com deficiência de locomoção, duas com deficiência auditiva, doze com outros tipos de deficiência e cinco com TEA. O número representa um aumento de 100% em relação à primeira edição, realizada em abril de 2024, que atendeu 17 pessoas com deficiência.

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