CNJ aprova “Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial”

O documento é um guia sobre os impactos do racismo na condução de processos e tomada de decisões

O documento é um guia sobre os impactos do racismo na condução de processos e tomada de decisões

Com o objetivo de dar efetividade ao Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou o Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial 2024. O documento é um guia sobre os impactos do racismo, em suas distintas dimensões, bem como suas interseccionalidades com questões de gênero, na condução de processos e tomada de decisões.

O protocolo incentiva a escuta qualificada, a revisão de preconceitos inconscientes e a aplicação de legislações de equidade racial. Com isso, o CNJ busca não apenas orientar a magistratura, mas também consolidar comunicação mais inclusiva e ampliar o alcance das decisões judiciais.

A fim de garantir a efetiva aplicação do documento, o Conselho estabeleceu medidas a serem observadas: ciclos de formação continuada obrigatória para todo o corpo funcional do Poder Judiciário, incluindo as Cortes Superiores; monitoramento contínuo por meio de estudos analíticos sobre gênero, raça/cor e identidade de gênero; avaliação sistemática de práticas, procedimentos e jurisprudências; e supervisão pelos órgãos correicionais, que farão o acompanhamento e a identificação de eventuais padrões de comportamento discriminatórios.

O guia foi produzido por um grupo de trabalho composto por magistrados, servidores da Justiça, professores e representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública. A elaboração contou, ainda, com colaboração de entidades da sociedade civil com atuação na área, que enviaram suas contribuições a partir de consulta pública.

Confira aqui o Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial 2024.

#ParaTodosVerem: Card em fundo amarelo com texto centralizado, PROTOCOLO DE JULGAMENTO COM PERSPECTIVA RACIAL, ao lado o mapa do Brasil com a sigla FONAER - Fórum Nacional do Poder Judiciários para a Equidade Racial na cor marrom.

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-MS utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.