TRE-MS é o Tribunal mais transparente do Brasil

Com o cumprimento de 100% dos quesitos exigidos pelo CNJ, o TRE alcançou a 1ª colocação no Ranking da Transparência do Poder Judiciário – Ano 2022

Com o cumprimento de 100% dos quesitos exigidos pelo CNJ, o TRE alcançou a 1ª colocação no Ranki...

Na edição 2022 do Ranking da Transparência do Poder Judiciário, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), nesta quinta-feira (1º), alcançou o primeiro lugar dentre todos os 93 tribunais de seis segmentos do Poder Judiciário (Conselho, Eleitoral, Estadual, Federal, Militar e Superior) por cumprir 100% dos quesitos exigidos, juntamente com outros 13 Tribunais, sendo 5 Tribunais de Justiça e 8 TREs.

Para alcançar esse resultado o Tribunal atendeu todos os 84 itens avaliados pelo CNJ.

O Presidente do TRE-MS, Desembargador Paschoal Carmello Leandro, comemorou a conquista: “fornecer à sociedade informações de forma clara e objetiva nos permitiu conquistar essa excelente colocação, tendo a dedicação de nossos servidores e magistrados contribuído sobremaneira para que o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul alcançasse esse formidável desempenho.”

Para o Diretor-Geral do TRE-MS, Hardy Waldschmidt, “todos os esforços empreendidos indicam que a Justiça Eleitoral Guaicuru vem trilhando o caminho correto na solidificação de uma gestão moderna e transparente, colocando a disposição da sociedade informações de forma clara e organizada, o que facilita o acesso, por qualquer cidadão, diretamente na página do Tribunal na internet. Esse excelente resultado deve-se ao comprometimento e competência de cada servidor que participou do processo da transparência, sendo o prêmio obtido motivo de muito orgulho para este Tribunal porque representa o reconhecimento dentro do Poder Judiciário brasileiro do padrão de excelência da nossa Corte”.

O Ranking

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou a Portaria n. 106 de 31 de março de 2022 para divulgar os critérios de avaliação e pontuação a serem utilizados na elaboração da quinta edição do Ranking da Transparência do Poder Judiciário – ano 2022. O Ranking, instituído pela Resolução CNJ n. 260/2018, é realizado anualmente e busca valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informação de forma clara e organizada.

Os itens sob avaliação estão distribuídos em nove temas compostos por 84 perguntas, como por exemplo, se os órgãos publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.

Os tribunais e conselhos receberam, por meio de ofício, o link e a senha para acesso ao questionário eletrônico. As informações repassadas foram analisadas pela equipe técnica do CNJ.

Nesta edição, solicitou-se especial atenção na leitura do Glossário, pois, nos termos da Portaria n. 106/2022, as informações contidas no glossário serão consideradas como critério de avaliação do cumprimento dos itens que compõem o Ranking.

 

 

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-MS utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.