Boa Prática do TRE-MS é escolhida para participar do encontro "Inclusão e Diversidade” do TSE

Cartilha Eleitoral em Guarani foi exposta pelo Diretor e pela Vice-Diretora da EJE-MS, Dr. Juliano Tannus e Drª. Maria Caroline Carloto

Cartilha Eleitoral em Guarani foi exposta pelo Diretor e pela Vice-Diretora da EJE-MS, Dr. Julia...

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MS), expôs, na tarde desta sexta-feira (10), a boa prática inovadora "Inclusão e Participação Indígena no Processo Eleitoral", apresentada no Encontro "Inclusão e Diversidade: um panorama da Justiça Eleitoral", do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A referida prática, escolhida pelo TSE após processo seletivo do qual participaram outros Tribunais Eleitorais, foi exposta pelo Diretor e pela Vice-Diretora da EJE-MS, respectivamente, Dr. Juliano Tannus e Drª. Maria Caroline Carloto, os quais foram assessorados pelos servidores da EJE-MS, Kétrin Falqueiro e Laudo Pinheiro.

O projeto

Resultado da soma voluntária de diversas unidades do TRE-MS, a Cartilha Eleitoral, em sua versão original (Português), foi traduzida para o Guarani pela tradutora Rozidária Ramires Paná, indígena residente na Aldeia Limão Verde, no município de Amambai. Confeccionou-se 8.000 exemplares com apoio da Presidência, Direção-Geral e da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM), os quais foram entregues a diversas Zonas Eleitorais, por intermédio da colaboração dos seguintes Cartórios Eleitorais: 1ª ZE, 11ª ZE, 16ª ZE, 17ª ZE, 18ª ZE, 19ª ZE, 25ª ZE, 28ª ZE, 33ª ZE, 43ª ZE e 52ª ZE.

Com essa ação global, houve o alcance de mais de 17 aldeias indígenas do território sul-mato-grossense, as quais tiveram acesso às informações sobre a importância do voto consciente, direitos políticos, segurança da urna eletrônica e o combate à desinformação, dentre outros temas. Assim, com a apresentação ao Tribunal Superior Eleitoral, os demais Tribunais Regionais Eleitorais conheceram o impacto positivo e necessário da presente ação, estimulando-os a também adotarem medidas similares, a fim de que haja maior inclusão e participação da população indígena no sistema eleitoral.

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-MS utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.