Campanha Mesário Voluntário tem início na Justiça Eleitoral

Além de contribuir para o processo democrático e adquirir novos conhecimentos, o mesário é o cidadão que colabora ativamente em prol da coletividade ao representar a Justiça Eleitoral

Eleição Pugmil 2/2/2020 5

Começou a ser veiculada nesta segunda-feira (10) a campanha de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tem como objetivo destacar a importância do mesário voluntário para a transparência e a segurança das eleições brasileiras. A iniciativa tem por objetivo propor a construção da democracia nacional através de cada cidadão.

Em Mato Grosso do Sul, cerca de 23 mil cidadãos trabalham como mesários no dia das eleições. Pode participar do programa Mesário Voluntário o eleitor que preencher os requisitos exigidos (link).

Além de contribuir para o processo democrático e adquirir novos conhecimentos, o mesário é o cidadão que colabora ativamente em prol da coletividade ao representar a Justiça Eleitoral compondo a mesa receptora de votos.

Dentre os benefícios em ser mesário está o de ser dispensado do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral e, em concursos públicos da Justiça Eleitoral ou outros, é concedido a ele o desempate, se for o caso, desde que prevista essa possibilidade em edital.

Ressalta-se que a cooperação proposta é gratuita e de utilidade pública, representando relevante contribuição para o fortalecimento da democracia, para difusão de informações e esclarecimentos à população.

Para orientar o trabalho, o mesário recebe treinamento específico e ainda pode baixar o Aplicativo Mesário, disponibilizado pela Justiça Eleitoral. Neste espaço, o mesário encontra informações relacionadas às suas atribuições e aos benefícios que lhe são concedidos e muitas orientações que visam facilitar seu trabalho no dia da eleição. 

 E-mail para contato: mesariovoluntario@tre-ms.jus.br

 Facebook:http://www.facebook.com/tribunaleleitoralMS

 Participe! Inscreva-se já

Últimas notícias postadas

Recentes

TRE-MS e TRE-TO promovem evento de incentivo à participação da mulher na vida política

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio de suas Escolas Judiciárias Eleitorais (EJE-MS e EJE-TO), promoverão, no próximo dia 12 de agosto, a partir das 19h30 (horário de Brasília), uma Roda de Conversa on-line com o tema "A Participação Política da Mulher nos Espaços de Poder".

Evento online de combate à desinformação acontece nesta quinta-feira (30).

O excesso de conteúdos falsos tem exigido que veículos de comunicação, agências de checagem, empresas e órgãos de todos os governos mundiais invistam tempo e recursos para desmentir os boatos e informações enganosas a respeito do novo coronavírus. Como esse combate à crescente onda de desinformação em relação ao novo coronavírus pode ajudar para uma atuação mais estratégica e eficiente nas Eleições 2020?

TRE-MS determina suspensão de anotação de 69 órgãos partidários municipais

Em levantamento realizado pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul foram constatados 69 órgãos partidários municipais que, até a presente data, não informaram o respectivo número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Ante a ausência de tal informação, a suspensão da anotação foi determinada por decisão judicial.

Decisão determina retirada de vídeo no Facebook por campanha extemporânea

A juíza substituta da 35ª Zona Eleitoral de Campo Grande, Gabriela Muller Junqueira, proferiu decisão determinando a remoção de vídeo da rede social Facebook e a quebra de sigilo de dados dos titulares da página "TRADNÃO", acusada de realizar campanha extemporânea negativa contra o Partido Social Democrático (PSD), em especial ao atual prefeito, Marcos Marcello Trad, pré-candidato às eleições municipais de 2020.