Semana do Jovem Eleitor acontece entre os dias 25 e 29 de novembro

Os cartórios eleitorais estarão abertos nesse período para receber, sem necessidade de agendamento, os jovens que pretendem tirar o título de eleitor

Estagiário e jovens aprendizes do TSE participam de gravação de Spot para a Semana do Jovem Eleitor

A Justiça Eleitoral promoverá a Semana do Jovem Eleitor entre os dias 25 e 29 de novembro em todo o país. As ações, voltadas aos jovens que deverão votar pela primeira vez nas Eleições 2020, têm por objetivo conscientizar os cidadãos de 16 e 18 anos sobre a importância de participar da escolha de seus representantes políticos.

Os cartórios eleitorais estarão abertos nesse período para receber, sem necessidade de agendamento, os jovens que pretendem tirar o título de eleitor.

Além da importância social, esta ação também tem um impacto positivo na otimização do atendimento eleitoral, já que o comparecimento antecipado evita que o jovem eleitor enfrente filas e transtornos no período que precede ao fechamento do cadastro eleitoral, nos anos de eleição.

De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, nessa faixa etária, votar é facultativo. Isto é, mesmo que possuam o título de eleitor, os jovens não são obrigados a votar nem serão penalizados caso faltem no dia da votação. 

A campanha

A Justiça Eleitoral realizou em anos anteriores ações de incentivo à participação do jovem eleitor. Dessa vez, a Assessoria de Comunicação Social do TSE desenvolveu uma campanha com linguagem focada no público jovem, que será a primeira a utilizar o conceito e logomarca das Eleições 2020: #SeuVotoTemPoder. Os futuros eleitores devem saber que o voto deles faz diferença.

Serão dois períodos para a realização da ação: 25 a 29 de novembro de 2019 e 16 a 20 de março de 2020.

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido