Ministros e autoridades prestigiam o II Congresso Internacional de Direito Eleitoral, no TRE-MS

O evento ocorre no plenário do TRE-MS, e nesse ano tem como grande homenageado o Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) e Vice-Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ministros e autoridades prestigiam o II Congresso Internacional de Direito Eleitoral CONIDEL, no...

Teve início na manhã desta sexta-feira (24), o II Congresso Internacional de Direito Eleitoral (CONIDEL), promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).

O evento ocorre no plenário do TRE-MS, e nesse ano tem como grande homenageado o Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) e Vice-Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No período da manhã ocorreu a Conferência de Abertura com palestras do Professor Doutor Tomás Pablo Jordán Diáz, do Chile, e da Professora Doutora Elena Gómez, da Argentina.

Como presidente da Conferência de Abertura, atuou o Conselheiro e Corregedor do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, Ronaldo Chadid e como fomentador o Desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso, Diretor da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul.

Ainda no período matutino, o tema “Financiamento Eleitoral: Aspectos Controvertidos” foi tratado no Painel I e teve como palestrantes o Ministro do TSE,  Tarcísio Vieira de Carvalho Neto; o ex-Ministro do TSE, Admar Gonzaga Neto; e o ex-Ministro do TSE, Henrique Neves.

O evento segue no período da tarde com outros 4 painéis com os temas: Democracia na América Latina: Impasses e Perspectivas; Justiça Eleitoral e Democracia; Participação Feminina na Política; Reforma Política; e Direito Eleitoral Comparado.

Ao todo são mais de 30 palestrantes, entre ministros do Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior Eleitoral, Superior Tribunal de Justiça e renomados professores doutores do Brasil, Chile, Argentina e Alemanha.

CONIDEL

O Congresso Internacional de Direito Eleitoral (CONIDEL), que possui o objetivo proporcionar à comunidade jurídica e à sociedade em geral um espaço fecundo para discussões palpitantes e atuais temas do Direito Eleitoral e Político em nível mundial, tem como Coordenador Geral o Membro Efetivo do TRE-MS e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Dr. Daniel Castro Gomes da Costa, e como Coordenadores Científicos os Ministros do TSE Tarcísio Vieira de Carvalho Neto e Sérgio Silveira Banhos.

A programação completa pode ser acessada clicando aqui.

 

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido