Presidente do TRE-MS recebe Governador e Presidente de partido para reunião sobre urnas eletrônicas

No encontro, foram abordadas, especialmente, as reclamações por parte dos eleitores referentes ao funcionamento da urna eletrônica.

Presidente do TRE-MS recebe Governador e presidente de partido para reunião sobre urnas eletrôni...

O Presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), Desembargador João Maria Lós, recebeu, na tarde desta terça-feira (16), o Governador do estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, e o Presidente do Partido Social Liberal (PSL), Rodolfo Oliveira Nogueira, que levaram à Justiça Eleitoral a preocupação de que sejam prestados esclarecimentos sobre informações disseminadas pelas redes sociais, no primeiro turno, lançando desconfiança sobre a lisura do pleito.

A reunião, que ocorreu no gabinete da presidência do tribunal, também contou com a presença da Diretora-Geral do TRE-MS, Letânia Ferraz de Brito Coutinho, da Secretária de Tecnologia da Informação do TRE-MS, Luciana Aguiar, além de outros integrantes do governo e do partido.

No encontro, foram abordadas, especialmente, as reclamações por parte dos eleitores referentes ao funcionamento da urna eletrônica, mais precisamente ao não aparecimento da foto do candidato no momento da votação para o cargo de Presidente da República.

O Desembargador afirmou que não houve falha no processo. Explicou ainda que a reclamação da forma como foi tratada não procede, induzindo a opinião pública a uma situação de possíveis fraudes na eleição, algo que nunca foi comprovado em 22 anos de utilização da urna eletrônica no Brasil. Ainda segundo o Presidente do TRE-MS, na ansiedade de realizar o voto e deixar o local de votação, foi verificado que vários eleitores digitavam o número do candidato e imediatamente apertavam a tecla confirma, não permitindo o processamento da urna para a visualização da foto do candidato. Mas invariavelmente o voto do eleitor foi computado. 

O Desembargador ainda relatou que todas as ocorrências registradas nas atas das seções foram encaminhadas ao Ministério Público para apuração.

Para que transtornos como esses sejam evitados no segundo turno, será realizada uma reunião com membros de partidos, Ministério Público, OAB/MS, imprensa e demais interessados, para que seja explicado o funcionamento correto da urna eletrônica e o que eleitor deve fazer para que seja evitado esse tipo de transtorno.

Além disso, nos locais de votação serão afixados cartazes orientando o eleitor de como realizar o voto, de forma que ele espere aparecer a foto do candidato para depois apertar a tecla confirma e finalizar a votação.

 

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido