TRE-MS lança campanhas para redução do consumo de copos descartáveis

“Amigo Oculto Ambiental” e “Caneca Amiga”.

Campanha copo TRE-MS

A Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) e o Núcleo Socioambiental do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), com o apoio da Direção-Geral, lançaram, nesta sexta-feira (1º), as campanhas “Amigo Oculto Ambiental” e “Caneca Amiga”.

O objetivo é incentivar o uso de canecas e copos fabricados com materiais duráveis (plástico, vidro, cerâmica) para reduzir o consumo de copos descartáveis.

De acordo o levantamento realizado pela CGPLS, somente na secretaria do tribunal, levando em consideração o número de servidores e a utilização de até 3 copos por pessoa diariamente, cerca de 4 mil unidades seriam usadas por semana, ou seja, 208 mil ao ano. Tendo em vista que, de acordo com o INMETRO, cada unidade de 200 ml pesa 2,20 g, o montante no ano será de 457,6 kg de resíduo plástico.

Para impactar os servidores, foi confeccionada uma instalação, no saguão do TRE-MS, representando o consumo de copos descartáveis utilizados em uma semana pela secretaria do órgão.

CAMPANHAS

A sugestão é que as unidades da Justiça Eleitoral realizem, neste fim de ano, o “Amigo Oculto Ambiental”, onde cada interessado em participar deverá presentar o outro colega da unidade com uma caneca, por meio do amigo oculto.

Já a campanha “Caneca Amiga”, visa deixar uma caneca para que outra pessoa possa utilizá-la, equivalente à campanha realizada pela Biblioteca “Deixe ou Leve”. O servidor deixará uma caneca, copo ou xícara na mesa de troca (na secretaria do TRE será no saguão, ao lado do elevador) para que sejam “adotadas” por outras pessoas interessadas.

Considerando a postura da Administração no sentido de diminuir os impactos ambientais causados pelos copos, bem como diminuir a despesa gerada pela compra do produto, a partir de janeiro de 2018, a disponibilização de copos descartáveis limitar-se-á ao atendimento de visitantes, conforme normativo a ser expedido.

Desta forma, as campanhas pretendem não só diminuir os resíduos gerados, mas também promover, por meio do amigo oculto e da disponibilização de canecas, um maior contato entre as pessoas, reforçando em nós o sentimento de comunidade.

ícone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido