Sorteadas as urnas eletrônicas que serão utilizadas em auditoria

TRE-MS Urnas sorteadas para votação paralela

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul) realizou na manhã deste sábado (1), o sorteio das urnas eletrônicas que serão auditadas, na votação paralela, no primeiro turno das Eleições 2016. 

Foram sorteadas 3 urnas, sendo: a seção 160, da 35ª Zona Eleitoral de Campo Grande; a seção 18, da 32ª Zona Eleitoral de Ribas do Rio Pardo; e a seção 41, da 40ª Zona Eleitoral de São Gabriel do Oeste. 

As urnas sorteadas, que já estão com carga oficial de votação e em posse dos respectivos presidentes de mesa, são substituídas por outras de reserva, que serão carregadas com os mesmos dados das urnas sorteadas.

Como ocorreu já nas últimas eleições, o TRE-MS contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, no transporte com helicóptero das urnas do interior do Estado que foram sorteadas e são trazidas para a Capital.

 

Auditoria de funcionamento

O procedimento está entre os diversos mecanismos criados pela Justiça Eleitoral para comprovar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação

A votação paralela é uma forma de auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas, adotada por todos os TREs, e está entre os diversos mecanismos criados pela Justiça Eleitoral para comprovar a confiabilidade dos sistema eletrônico de votação.

O procedimento ocorre no domingo (2), mesmo dia e horário oficial da votação, sendo acompanhado por representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), do Ministério Público, além de fiscais que verificam a assinatura digital dos programas e o resumo digital. Em seguida, os participantes, antes de votar na urna eletrônica, revelam aos fiscais em quem votarão e registram sua escolha também em um terminal de apuração independente da urna.

Depois, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante com o resultado registrado no boletim de urna. O objetivo é mostrar que o que foi digitado no teclado da urna corresponde realmente à escolha do eleitor.

icone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido