Desembargador Divoncir Maran participa de reunião de presidentes no TSE

TRE-MS Presidentes dos TREs em reunião com Gilmar Mendes

Na manhã desta sexta-feira (13), os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, e dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) reuniram-se com o objetivo de tratar de assuntos do processo eleitoral e das eleições que serão realizadas no próximo dia 2 de outubro. O presidente do TRE-MS desembargador Divoncir Schreiner Maran esteve presente no encontro.

O ministro Gilmar Mendes apresentou os novos dirigentes do TSE, como o secretário-geral da Presidência, Luciano Fuck, e o diretor-geral, Maurício Caldas. Segundo ele, esse primeiro contato servirá para construir pontes e estabelecer uma relação franca e aberta no projeto de maior integração da Justiça Eleitoral.

“Não teremos dificuldades de ordem burocrática na relação entre TSE e TREs. Vamos trabalhar com espírito de cooperação para manter o elevado prestígio que a Justiça Eleitoral conquistou perante a sociedade”, destacou o presidente.

 

Orçamento

Diversos integrantes dos TREs manifestaram preocupação com os cortes no orçamento que poderiam comprometer a realização das eleições municipais. Sobre essa questão, o ministro Gilmar Mendes destacou que já está em contato com o ministro do Planejamento, Romero Jucá, e que o diálogo com o Poder Executivo será no sentido de garantir o orçamento para a realização das eleições sem maiores percalços. “Essa questão está devidamente encaminhada”, garantiu.

O ministro Gilmar Mendes anunciou que, ainda no mês de maio, haverá reunião do diretor-geral do TSE com os diretores dos TREs para alinhar as estratégias e, a partir de então, as equipes poderão ter um contato mais próximo.

“Quero que os senhores percebam que nós queremos primar pelo diálogo, e as portas estarão abertas para a relação com os TREs”, afirmou, ao destacar que essa será a postura não só da Presidência, mas também de todas as áreas do TSE. “Teremos uma agenda institucional para tratar de todas essas questões”, disse.

Segundo o ministro Gilmar Mendes, essa integração será necessária para atingir o propósito de “cumprir bem a função que a Justiça Eleitoral desempenha e manter o elevado prestígio que tem com a sociedade brasileira, conquistado a partir da criação da urna eletrônica e da divulgação rápida do resultado das eleições”. “Isso nos obriga a continuar o esforço no sentido de seu aprimoramento. Com o sucesso da biometria, por exemplo, nós vamos aumentando o nível de credibilidade e esse processo deve ser sempre contínuo e aperfeiçoado”, enfatizou.

icone mapa

Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23 - Parque dos Poderes
Campo Grande/MS - CEP: 79037-100
Fone: (67) 2107-7000

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo: (67) 2107-7007 / (67) 2107-7008

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Sede e Protocolo: das 12h as 18h
Central de Atendimento ao Eleitor: das 12h as 18h

Mais informações

Acesso rápido